Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Nova aos 19-20º de Touro e o filme O Caminho das Nuvens

Na última Lua Nova, o Herói  subiu no ringue e assumiu a luta  (veja aqui). Agora, na tribo dos homens da terra (Touro), o Herói  recebe um chamado : uma nova atitude precisa ser tomada,  chegou a hora da estabilização.

Estamos em Touro, um signo do elemento Terra /Fixo onde  é preciso criar raízes e acumular recursos ; a jornada continua e  a  obra precisa ser construída. 

Eclipse Solar Anular

Em 09/05/13 , às 21:28 (horário de Brasília),  o Sol se encontra com a Lua aos 19  graus e 31 minutos  de Touro ; a Lua forte e exaltada, muito feminina  bloqueia a luz solar , que, em contrapartida, a contorna, como um anel brilhante.  Fonte . 

Lua Nova de 090513

Lua Nova de 090513
Localização : cidade de São Paulo

Olhe para o seu Mapa Natal e veja se algum  luminar  ou planeta pessoal (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus ou Marte)  é ativado pela Lua Nova . Em casos positivo, saiba  que  tendências, qualidades e potenciais desse planeta  estão sendo  vitalizados. Veja também em que  casa, ou área de sua vida, ocorre a ativação.  Olhe ao seu redor e observe,  é bem provável que  você já tenha recebido  a sementinha  antes  mesmo do Sol se fundir com a Lua. 

Como já mencionamos, é uma Lua Nova com eclipse : por seis minutos e três segundos, a razão é obscurecida pela emoção, provocando  crises. Portanto, é bom deixar a  cabeça esfriar e  tomar uma decisão. Não acelere nada , deixe acontecer, apenas receba o que a natureza lhe oferece.   

 Em 25 de Maio de 2013, teremos mais um eclipse lunar no eixo Gêmeos/ Sagitário (veja a tabela Ciclo da Lua , logo abaixo), o último deste ciclo de 03 eclipses diretos  iniciado na última Lua Cheia em 25 de abril de 2013 . Olhe no seu Mapa Natal  e veja se consegue integrar movimento da Lua e acontecimentos na sua vida.

SIMBOLO SABEU

Dane Rudhyar , em Uma Mandala Astrológica, considerando a mandala astrológica um caminho para a autorrealização, atribui, a cada grau astrológico, um simbolo que corresponde a uma das 360 fases do processo de individuação.

‘’GRUPOS DE NUVENS EM FORMA DE ASAS FLUEM CÉU AFORA ”,  é simbolo representante para o 20º de Touro, a 50ª fase do processo de individuação,  cuja ideia básica  é a consciência das  forças espirituais em atividade.

Estamos no primeiro hemiciclo da mandala , especificamente na tribo dos sensuais, que possuem  acentuada percepção através dos cinco sentidos e, portanto,    facilmente podem perceber  as forças espirituais através do vento  que movimenta as nuvens.

Em Touro (Yin)  percebendo  o sopro divino (Yang)  somos chamados a lidar com os opostos que se complementam : a mudança e a permanência. 

  • Luz  : inquietação, criatividade,  intuição e sensação integradas que captam a presença divina na Terra. O céu, as nuvens e os ventos são os portadores da mensagem divina. 
  • Sombra  : não há esforço  para vencer  os desafios inerentes  à estabilização, condição necessária para o sucesso. A instabilidade  impede a criação de raízes. 

Enfim, a sementinha  é fértil . Pode-se  ler as mensagens trazidas pelas nuvens, vento ou pássaros, abrir-se  para o novo que se aproxima e se estabilizar. 

FIXAÇÃO DO TEMA

Escolhi,  para fixação do tema deste mês,   o  filme  O CAMINHO DAS NUVENS,  Brasil,  2003,   protagonizado  pelo personagem Romão  (Wagner Moura) ,  dirigido por  Vicente Amorim.

O Caminho das Nuvensnuvens

Sinopse: Romão (Wagner Moura) é um caminhoneiro que está desempregado no momento. Sem conseguir emprego e tendo que sustentar sua mulher Rose (Cláudia Abreu) e seus cinco filhos, ele decide partir em busca de um local onde possa conseguir o sonhado emprego que lhe pagará o salário de R$ 1000,00. Romão e sua família partem então numa jornada de 3200 km, saindo de Santa Rita, na Paraíba, até o Rio de Janeiro de bicicleta.

O filme retrata uma jornada que não se completa.  Romão e Rose  iniciam a jornada na Praça do Meio do Mundo , mas não retornam ao centro (virtual) transformados.  Romão não enfrenta Antônio, seu filho e  opositor,  experiência  que poderia levá-lo a um outro patamar de transformação pessoal. Prefere abandoná-lo  em uma cidade  para trabalhar na construção civil , trabalho, segundo ele,  não apropriado  para si próprio, um motorista desempregado e analfabeto. Prefere , na minha visão, adiar o confronto com a questão dolorosa e estagnar.  

A obstinação de Romão, o anseio por satisfazer as necessidades  materiais e financeiras de  sua família, o fixa na impermanência que se torna contínua. O filme sugere que Romão continua seguindo as nuvens , atrás de novas oportunidades sugeridas pela inspiração.

Assista ao  filme on line , clicando aqui.

Qual a sua impressão sobre o  filme? 

Obs.: O filme é baseado em um fato real, na história de Cícero Ferreira Dias, um caminhoneiro desempregado que, junto com sua mulher e seus cinco filhos, pedalou desde Santa Rita, na Paraíba, até o Bangu, no Rio de Janeiro.

DESENVOLVIMENTO DA LUA NOVA 

ciclo

Ciclo da Lua

O desenvolvimento deste ciclo aciona quais áreas de sua vida?

  •  Lua Nova – semente  – em qual área da sua vida, você está sendo convidado  a buscar estabilização?
  • Lua Crescente –  com a Lua em Leão e o Sol em Touro (ambos signos fixos), a passagem acontece , é o inicio da mudança. 
  • Lua Cheia –  com a Lua em Sagitário e o Sol em Gêmeos  é o momento do confronto. 
  • Lua Minguante –com a Lua em Peixes e o Sol em Gêmeos – a mudança está sendo concluída.

Se precisar de assessoria entre em contato conosco. 

CONVITES:

1º) Detecte no seu mapa a área que recebe a sementinha desta Lua Nova. Acompanhe o desenvolvimento nos próximos 28 dias.  Registre seus comentários neste blog. 

2º) A Lua Nova de Junho  será em 08/06/13 , aos 18º de Gêmeos. Vamos nos encontrar neste mesmo dia , sábado, às 13:30 , próximo à Av. Paulista para a devida conexão com esta força.  Inscrições abertas. Solicitamos a contribuição de R$50,00.

Um excelente ciclo para você. Desfrute-o ao máximo. 

 

Categorias:Tiferet, Touro

Tags:, , , , , , ,

4 respostas

  1. Na semana da Lua Crescente, o cabalista Yair Alon escreveu sobre a porção da semana :

    A Torá conta que existia uma nuvem em cima do Tabernáculo que dava a dica: quando a nuvem se erguia, era o sinal de que era preciso erguer o acampamento e partir. Às vezes a nuvem não se erguia por um ano, deixando o povo ali estacionado. Às vezes, o acampamento durava uma única noite.

    Texto completo :

    Porção Semanal de Behaalotecha

    Imagine essas duas situações:

    “Você entra correndo na sala de espera do dentista, achando que está atrasado para sua consulta das duas horas. A recepcionista te informa que você chegou na hora e que, na verdade, sua dentista é que vai atrasar. Você precisa esperar trinta minutos antes de ser atendido”.

    “Você está já há algum tempo trabalhando em uma certa área, mas não sabe se é exatamente isso que deseja fazer da sua vida. Enquanto vai trabalhando, você também fica de olho em novas oportunidades, para ver se algum dia surge algo mais interessante em que você pode investir. Até lá, você opta por seguir a rotina”.

    Destas duas cenas podemos dizer que temos dois tipos de “tempo” distintos na vida: um real e um intermediário. No tempo real, vivemos conforme a dinâmica de nossa vida, levando em frente carreira, relacionamentos, família e interação social. O tempo na sala de espera, o intermediário, é o tempo em que passamos em filas, em deslocamentos, ou no intervalo de desemprego entre um trabalho e outro.

    À primeira vista, pode parecer que o que mais importa é o tempo real, e que o tempo intermediário só serve para nos atrapalhar, ou que é, mais propriamente dito, “uma perda de tempo”.

    A porção desta semana, Behaalotecha, ensina que a coisa não é bem assim. É verdade que existem dois tipos de tempo, mas ambos são importantes. Em vez de pensar em tempo útil, e tempo gasto, devemos pensar que existem jornadas longas e jornadas curtas, há trabalhos grandes e pequenos, existem oportunidades óbvias e situações nas quais é difícil perceber a importância de estarmos ali.

    Quando estavam no deserto, os hebreus jamais sabiam quanto tempo iriam passar acampados em certo lugar. A Torá conta que existia uma nuvem em cima do Tabernáculo que dava a dica: quando a nuvem se erguia, era o sinal de que era preciso erguer o acampamento e partir. Às vezes a nuvem não se erguia por um ano, deixando o povo ali estacionado. Às vezes, o acampamento durava uma única noite.

    Independente como fosse, em uma parada longa ou curta, o Tabernáculo sempre estava montado no centro do acampamento, simbolizando o centro condutor de um povo e que também devemos ter em nossa vida. Não importa em que tipo de “parada” estamos, se mais longa ou mais curta, o nosso Tabernáculo deve nos acompanhar sempre. Todo o tempo que temos é crucial. Todo segmento de nossa vida, não importa quão efêmero ou temporário, tem um centro, um propósito, um objetivo; só depende de nós deixá-lo bem à vista.

    Yair A.
    Cabalista
    http://www.yairalon.com.br

  2. O desafio desta Lua Cheia é o forte contato com Netuno em Peixes que estimula mudanças .

    Paralelamente, Netuno em contato fluente com Saturno, favorece o abandono de velhos padrões emocionais .

    Rever o filme pode trazer alguma visão que ultrapasse os limites atuais. Fica aqui a sugestão.

  3. VIDAS AO VENTO , filme de animação, drama – Japão 2013 – dirigido por Hayao Miyazaki, O filme narra a vida de Jiro Horikoshi , um dos maiores projetistas japoneses de aviões (2a. Guerra Mundial). O filme cheio de ventos e nuvens realça a criatividade do projetista e o contato com as próprias intuições; é um outro filme que pode ser visto como um recurso de fixação do símbolo VENTO FORMANDO NUVENS E AVANÇANDO.

    http://www.adorocinema.com/filmes/filme-197176/

    Mesmo sem o Oscar (2014), Vidas ao Vento conquistou vários prêmios como Annie Award, Mainichi Eiga Concours, San Diego Film Critics Society e The New York Film Critics Circle.(http://www.animepro.com.br/?p=13375)

    Jiro Horikoshi nasceu em 22 de junho de 1903 sob um belo trígono do elemento AR : Mercúrio em Gêmeos, Marte em Libra e Saturno em Aquário (primeiro decanato). Lua próxima aos 20° de Touro. Morreu em 11 de janeiro de 1982. http://en.wikipedia.org/wiki/Jiro_Horikoshi

Trackbacks

  1. Lua Nova em Escorpião e o filme Anna Karenina « Astros e Estrelas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s