Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Nova aos 13-14º de Virgem e o filme Segredos Íntimos

Em 05/09/13 às 08h36 (horário de Brasília), Sol e Lua aos 13º 04’ de  Virgem, signo do elemento TERRA de ritmo MUTÁVEL.

“UMA ÁRVORE GENEALÓGICA’  é o Símbolo Sabeu correspondente a este grau.  Sugerimos  assistir ao filme lua nova solarSegredos íntimos  (2007 – França/Ìsrael) para fixação  do tema .

Segundo Astrologia Cabalística (calendário lunar),  inicio do mês  de Tishrei, ou mês de Libra , Ano Novo. Para a  Astrologia Ocidental  (calendário solar), o mês de Libra inicia-se em 22 de setembro de 2013.

Elemento TERRA em interação com elemento ÁGUA, sinalizando que embora haja  experiências  recheadas de dor, o desafio no campo emocional traz oportunidades de expansão.

Fases deste ciclo :

Lua Nova – 05/09/13 – Lua e Sol aos 13º 04′ de Virgem –  Momento  de recebimento ; aproveite e peça  bênçãos  para o projeto ou anseio da sua alma;

Lua Crescente – 12/09/13 – Lua  aos 20º de Sagitário e  Sol aos  20º de Virgem – Momento de crescimento ; no limiar da concretização, envolva o projeto em bençãos e peça para que seja concretizado;

Lua Cheia – 19/09/13 – Lua aos  26º de Peixes e Sol aos  26º de Virgem – momento de concreta manifestação;

Lua Minguante – 27/09/13 – Lua aos 04º de Câncer e  Sol aos 04º de Libra – Momento de finalização; HAJA LUZ ,  recebimento de novas ideias.

Ciclo da Lua
Clique na imagem para ampliá-la
Fonte : http://www.soniabeth.blogspot.com

Em qual área da sua vida, o campo virginiano se encontra presente? É justamente nesta área que a eletricidade do Sol e o magnetismo da Lua se farão presentes. Olhe com carinho para esta área a acompanhe os acontecimentos.

Jornada do Herói

A jornada do nosso Herói começou na Lua Nova de Abril, no signo de Áries (veja aqui). De lá para cá, atendeu o chamado da aventura (veja aqui), se ambientou (veja aqui), foi colocado em prova (veja aqui) e acabou encontrando incentivo e ajuda (veja aqui). Nesta na Lua Nova de Virgem, o herói é submetido a tensão , é estimulado a  assumir-se, a seguir a própria natureza, em fase preparatória para o confronto com o seu opositor  no próximo mês.  

Em campo frio e seco (elemento Terra) encontramos obstinação, esforço e espírito conservador. Sendo Virgem, campo governado por Mercúrio, o conhecimento vai além da curiosidade, chegando  à investigação científica mais profunda .

O herói pode enfrentar situações difíceis com tranquilidade, confiança, ‘jogo de cintura’ ou com muita crítica, havendo  falta de confiança em si mesmo.  De forma organizada, analítica ou com mentalidade extremamente materialista.

  

Símbolos Sabeus

Símbolos Sabeus é o nome dado a um conjunto de 360 imagens simbólicas que representam um caminho de transformação individual.

“Uma árvore genealógica“ é o símbolo correspondente à Lua Nova de setembro de 2013. Segundo Marc Edmund Jones, o precursor dos Símbolos Sabeus  (1953) neste símbolo encontramos o dilema entre seguir a tradição familiar/social estabelecida ou seguir os anseios da alma mesmo que confrontem a tradição.

  1.   Para Dane Rudhyar (1973), representa a 164 ª fase do processo de transformação pessoal,  de profunda confiança nas raízes ancestrais do caráter individual.  Momento de   caracterização , ou seja ‘retornar às raízes  a fim de produzir  o florescimento da personalidade’, técnica que  deve ser utilizada em momentos críticos  para alcançar o verdadeiro sucesso.
  2.   Para Diana Roche (1998) ,  momento  propicio para se chegar ao fundo do que está incomodando, evitando descontentamento e infelicidade futuros, estado decorrente de alguém que aparenta ser o que não é,  ou seja, que trai a própria alma;
  3.  Para Ana Lia Rios (2001) é hora de voltar às origens e refletir sobre a própria tradição familiar.  O símbolo pode representar uma pessoa que preserva os valores familiares e/ou alguém que por falta de confiança, torna-se um tradicionalista sectário baseado em seu histórico familiar.
  4. Para Linda Hylls (2010) é um símbolo que traz à tona questões familiares. Alguns podem contemplar sua Arvore Genealógica com orgulho;  outros podem nem querer olhá-la. Momento propício para fortalecer  sentimento de pertencimento, estabelecendo  elos com uma forte herança, seja através da família biológica, ou de grupos cujos componentes  compartilham um objetivo comum na vida.

Estamos em Virgem em um ambiente do elemento Terra de ritmo mutável, local de sustentação,  praticidade,  eficiência,  especialização,  espiritualidade ,  responsabilidade  e que  altera o conhecimento  a partir das experiências. 

Que área de sua vida é acionada por esta lunação? Que significado você daria a este símbolo?

 

Fixação do Tema 

Escolhi, para fixação do tema , o filme Segredos Íntimos.  Drama,  título original Ha-Sodot ,  França/Israel, 2007, dirigido por Avi Nesher, tendo Naomi por personagem principal, interpretada por Ania Bukstein. Assista ao filme clicando aqui

segredos_intimos

Sinopse: Duas mulheres descobrem seus próprios instintos em uma cultura ortodoxa onde são proibidas de expressar suas opiniões. Naomi, a filha estudiosa e dedicada um rabino, convence seu pai a adiar seu casamento por um ano para que possa estudar em um seminário judeu. A busca de Naomi por sua individualidade dá uma guinada desafiadora quando ela conhece Michelle, uma colega teimosa e espontânea. Quando as duas encontram uma misteriosa estrangeira com um passado de perturbador,  chamada Anouk, elas iniciam uma jornada arriscada por áreas proibidas. Na esperança de aliviar seu sofrimento seguem uma série de rituais cabalísticos que abrem novos e espantosos horizontes para elas.

 O filme prenuncia  profundas transformações, ao iniciar-se com a morte . 

Naomi, uma garota casta, judia religiosa, filha de rabino, prometida a Michael , desde criança  manifesta o desejo de ser chefe de yeshiva, instituição  geralmente destinada a homens,  voltada  para o estudo da Torá e do Talmud. Com a morte da  mãe,   o lado racional, independente, prático e inteligente passa a se manifestar com mais intensidade e é  nesta oportunidade que pede ao pai para adiar o casamento e permitir a sua entrada em uma midrashá  para estudar as escrituras.O pai mesmo  a contragosto  , aquiesce.

Nesta  primeira manifestação de Naomi  a favor dos anseios de sua alma e contra a  tradição familiar, começa a saga de  uma guerreira na descoberta e aceitação de si mesma e na  defesa da instituição do  rabinato feminino .

Image1

É na Midrashá Conhecimento e Verdade, em Safed,  que Naomi estabelece relacionamento   com duas representantes de um feminino diferenciado propulsor de sua transformação : com Michelle, uma jovem de cultura europeia que desrespeita os costumes locais e Anouk , uma francesa cristã ex-presidiária condenada por assassinato, doente em fase terminal cheia de dores e de sofrimento .

O filme pode ser visto também sob  o  viés das   relações homoafetivas femininas. Levando em consideração   que Michelle, a sua outra parte – apesar de ‘amá-la mais que ao noivo’ –  escolheu abraçar o casamento e ter uma família ‘normal’, deixo aqui uma pergunta :    Naomi seguiria sua orientação sexual, se encontrasse  proibição   nas escrituras sagradas? 

O filme termina com o  casamento de Michelle e de Yanki , simbolizando a integração  do inconsciente com o espírito e da união da alma com Deus.  Naomi, ao se descobrir, precisou  agir  com  muita coragem para não trair a própria alma, mesmo indo contra às tradições familiares, religiosas e sociais.

 Significados dos nomes: Fonte

Naomi: origem hebraica, aquela que agrada. Também por ser usado no masculino

Michelle: origem francesa – sábia, variante feminina e francesa para Michael

Michael: origem hebraica, ‘quem é como o senhor?’.

Anouk : origem indígena  –  ursa prenha

Yanki :  origem iídiche –  diminutivo de Yankele

Ritual:

Sendo do seu agrado você pode fazer um ritual:

Você vai precisar saber a hora exata da Lua Nova onde você se encontra. Antes deste horário, tome um belo banho e vista uma roupa branca. Acenda duas velas brancas e leia o Salmo 81 no momento exato em que a Lua Nova atinge o ápice.

Peça a bênção de Deus e faça um único pedido que não influencie a vontade de outra pessoa e nem faça mal a ninguém. Tudo isto nos primeiros cinco minutos, ok?

É interessante que você saiba qual área de sua vida é acionada por esta lunação para agradecer ou fazer um pedido  referente a este campo. Por exemplo, caindo no eixo da casa 11 faça um pedido referente a um projeto futuro. Serve também para um filho adotivo. Depois que você propôs (pediu), delibere (pese prós e contras), decida (coloque a mão na massa) e aja, ok?

Uma excelente lunação a todos. Horóscopo para este mês em  Revistas Em Condomínios. Sugestão: se seu ascendente for Libra, leia todos os signos.

Categorias:Virgem, Yessod

Tags:,

10 respostas

  1. Diário da lua

    A lua pode ter um grande efeito sobre as pessoas. Então, preste atenção e use-a a seu favor.

    Mantenha um diário durante pelo menos dois meses e acompanhe as fases da lua.

    Comece com a lua nova e escreva como você se sentiu nesse dia.

    Continue descrevendo seu cotidiano na lua cheia e depois na lua nova. Você vai perceber que há um ritmo e que seus humores se movem de acordo com o ritmo da lua.

    Quando você tiver mapeado seu próprio ritmo com precisão, poderá fazer muitas coisas. Poderá saber de antemão, por exemplo, o que irá acontecer no dia seguinte e se preparar para isso.

    Se a previsão mostrar que você se sentirá triste, aprecie essa tristeza. Não lute contra ela, use-a, porque a tristeza também pode ser usada.

    Osho, em “Uma Farmácia Para a Alma”
    Imagem por Zeusandhera

    Leia mais: http://www.palavrasdeosho.com/2009/08/diario-da-lua.html#ixzz2eWLnWSJK

  2. Na Lua Crescente uma conexão entre o nome Mikail (variação russa para Michael) e Urso :

    “Outra lenda siberiana, influenciada pelo episódio bíblico da expulsão do Paraíso, conta que o filho do deus celeste era forte, maldoso e maltratava seu irmão Nikolai [=povo vitorioso]. Por isso, o pai expulsa do Céu, mandando-o para a Terra; como castigo troca seu nome de Mikail para Urso e determina que seus descendentes serão animais selvagens, com o corpo peludo, mas dotados da razão. Foi assim que o jovem urso chegou nu à Terra, e depois o musgo cresceu em seu corpo até se transformar em pelo.” in Os animais e a Psique, Vol. 1(2005)

  3. Fiz um paralelo com a Mitologia Grega : Naomi me lembra Atená, deusa que nasceu da cabeça do pai (Zeus), deusa da sabedoria, da guerra, da justiça e da estratégia. Anouk me fez lembrar de Ártemis que é frequentemente representada por uma ursa (artus, em grego). Ártemis, responsável pelo desenvolvimento da sexualidade feminina, também é conhecida como deusa da passagem, como por exemplo, transição de Atena para Afrodite , como vemos neste filme.

  4. Querida Sónia,
    Não tinha lido este teu post…não sei exactamente onde caiu a lunação no meu mapa, mas identifico-me a 100% com este post…a busca pela minha natureza, pelos desejos da minha alma em confronto com as tradições familiares enraizadas e inclusive com a própria sociedade. E o que é mais engraçado, é que de facto nesta lua cheia, hoje, vou concretizar algo que de facto comecei na lua nova. A astrologia continua a surpreender-me e isso para uma geminiana como eu é mais surpreendente ainda:)….Beijo grande

  5. OI querida amiga, saudades.

    Esta Lua Nova influencia duas casas no seu mapa : A 7 e a 8

    A sete é referente a : Parcerias, associações, relações íntimas, litígios
    A oito é referente a : crises pessoais, conjugais, impostos, sexualidade

    Siga a sua alma, amiga e sucesso.

    beijos

  6. No Canto XIX da Odisseia, Ulisses (Odisseu) após 20 anos, retorna ao seu palácio , transfigurado em mendigo , para tomar de volta o que é seu , no momento, usurpado pelos pretendentes de Penélope, sua mulher.

    Pois bem , é neste Canto que estabelece uma séria conversação com Penélope , ocasião em que lhe diz: “No decurso deste mês chegará aqui Ulisses, entre o quarto-minguante e a lua nova” .

    Em outras palavras, Ulisses chegaria no limiar entre a finalização de um ciclo (lua minguante) e início de outro (lua nova).

    Seguindo ainda este raciocínio, podemos entender que este momento de conversação, simboliza a lua cheia , no qual a Lua (emoções – Penélope) , encontra-se frente ao Sol (razão – Ulisses ): emoção e razão interagem, influenciando-se , direta e mutuamente.

  7. Lua Minguante : Haja Luz! Recebimento de Novas Ideias.

    No Brasil, debates sobre mineração, nos preparando para a próxima lunação, em 04/10/13, aos 12º Sabianos de Libra : “Mineiros emergindo de uma mina.”

    Direitos Humanos
    Comissão discute nesta quinta impactos ambientais do novo Código de Mineração – http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/INDUSTRIA-E-COMERCIO/453044-COMISSAO-DISCUTE-NESTA-QUINTA-IMPACTOS-AMBIENTAIS-DO-NOVO-CODIGO-DE-MINERACAO.html

    Economia

    Comissão discute impactos da mineração em municípios vizinhos
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/452759-COMISSAO-DISCUTE-IMPACTOS-DA-MINERACAO-EM-MUNICIPIOS-VIZINHOS.html

    Audiência debate financiamento da mineração por meio da bolsa de valores
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/INDUSTRIA-E-COMERCIO/452952-AUDIENCIA-DEBATE-FINANCIAMENTO-DA-MINERACAO-POR-MEIO-DA-BOLSA-DE-VALORES.html

    Debatedores querem que municípios vizinhos recebam royalties da mineração
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/452979-DEBATEDORES-QUEREM-QUE-MUNICIPIOS-VIZINHOS-RECEBAM-ROYALTIES-DA-MINERACAO.html

    Relator do código de mineração quer novo instrumento de crédito para setor
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/453037-RELATOR-DO-CODIGO-DE-MINERACAO-QUER-NOVO-INSTRUMENTO-DE-CREDITO-PARA-SETOR.html

  8. Comissão discute impacto socioeconômico do novo Código de Mineração
    Na quarta, os deputados debatem a regulamentação da exploração de terras-raras, minerais usados em indústrias de alta tecnologia.

    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/INDUSTRIA-E-COMERCIO/453315-COMISSAO-DISCUTE-IMPACTO-SOCIOECONOMICO-DO-NOVO-CODIGO-DE-MINERACAO.html

Trackbacks

  1. Lua Nova em Sagitário e o filme O Nome da Rosa | Astros e Estrelas
  2. Lua Nova em Virgem e o filme Por uma Vida Menos Ordinária. | Astros e Estrelas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s