Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Nova aos 10-11º de Sagitário e o filme O Nome da Rosa

Em 02/12/13 às 22h22 (horário de Verão Brasileiro), Sol e Lua se alinham aos 10º 59’ de Sagitário, signo do elemento FOGO de ritmo MUTÁVEL: campo de instabilidade e de Lua Novamudanças de ideais.

 “A LÃMPADA DE ILUMINAÇÃO FÍSICA NO LADO ESQUERDO DO TEMPLO” é o Símbolo Sabeu correspondente ao grau da  Lua Nova. Sugerimos assistir ao filme O Nome da Rosa (1986) para fixação do tema. (clique aqui)

Início do mês de Tevet (Capricórnio) para a Astrologia Cabalística (calendário lunar); para a Astrologia Ocidental (calendário solar), o mês de Capricórnio inicia-se em 21 de dezembro de 2013. 

O contato com Urano indica surpresas: algo de repente acontece. Olhe no seu mapa natal e veja qual  área da vida (casa) é acionada por esta Lunação e  acompanhe os acontecimentos.

Experiência Espiritual: a visão do mecanismo do universo. 

CICLO DA LUA NOVA

Lua Nova – 02/12/13 – Lua e Sol aos 10º59′ de Sagitário – Momento de recebimento; aproveite e  conecte-se com os seus desejos. No campo dos  fatos, um evento novo está surgindo.

Lua Crescente – 09/12/13 – Lua aos 17º de Peixes e Sol aos 17º de Sagitário  – 

calendário

Momento de crescimento; continue com a conexão. No campo dos fatos o evento está de desenvolvendo rumo ao ápice. 

Lua Cheia – 17/12/13 – Lua aos  25 de Gêmeos   e Sol aos  25º  de Sagitário  – Ápice do ciclo. No campo dos fatos, o evento encontra-se no auge. Concreta manifestação. 

Lua Minguante – 25/12/13 – Lua aos 03º de Libra e Sol aos 03º de Capricórnio  –  Momento de intensa criação, insights e de finalização no campo dos fatos.

Em qual área da sua vida, o campo de Sagitário se manifesta ? É justamente nesta área que a eletricidade do Sol e o magnetismo da Lua se farão presentes. Olhe com carinho para esta área a acompanhe os acontecimentos.

JORNADA DO HERÓI

O  Herói  , cuja  jornada foi iniciada na Lua Nova de Aries ,   já não é mais o mesmo: já enfrentou o maior desafio e com  maior consciência  sobre o mundo interno e externo , mostra-se transformado.

Na última lunação passou por tentações, enfrentou a sociedade e promoveu reajustes. Agora, na atual lunação, recebe a recompensa: mas para isto deverá iluminar o lado esquerdo do templo.

 Apto para dirigir e comandar, o Herói  reconhece e sabe lidar com autoridades e hierarquias,  vivendo as experiências  com bom humor, benevolência e  justiça. Ou então, como um falso profeta, pronto para enganar ou ludibriar , com manias e sedento de diversões : um verdadeiro fanfarrão.

A presente lunação, tal como a de Gêmeos  (veja aqui) e a de Virgem  (veja aqui) incentiva-o a  voltar a atenção para o aqui e agora, ouvir o próprio corpo , reconhecer o terreno  e partir em  busca da harmonia. 

SÍMBOLOS SABEUS

A LÂMPADA DE ILUMINAÇÃO FÍSICA NO LADO ESQUERDO DO TEMPLO” é o símbolo correspondente à Lua Nova de Dezembro de 2013.

No senso comum , tudo que vem da esquerda e do  escuro causa medo.  No entanto, o lado esquerdo  pode representar também o  inconsciente, ‘dimensão’ muito rica, onde  encontramos vários recursos,  inclusive o passado reprimido e perigoso. 

E esta é a proposta desta Lua Nova : iluminar o lado esquerdo do nosso próprio templo e jogar luz no material emergente.

Segundo Dr. Marc Edmund Jones (1953) trata-se de  um símbolo  de ampliação  da compreensão  interna    seguida de  mudanças  de autoexpressão e do constante balanceamento entre consequências e significados  nos eventos vivenciados no dia-a-dia. Neste movimento, o mundo começa a ser visto como um laboratório da alma, capaz de fornecer a cada individuo  a realidade que procura para si mesmo. RECONCILIAÇÃO é palavra chave.

É recomendável, através de realizações passadas,  usar a inteligência – há quem fale em inteligência espiritual –  identificando novos caminhos e optando pelo uso de recursos práticos. O poder se encontra na dedicação Pisciana, que contorna obstáculos  e em procurar agir com a maior exatidão possível , isto é, de forma Virginiana. 

Uma vez que Urano se faz presente na lunação, insights são muito importantes nesta união da consciência solar e lunar. 

Que significado você daria a este símbolo?

FIXAÇÃO DO TEMA 

 “Frade Guilherme  era movido pelo único  desejo da verdade  e pela suspeita –  que sempre lhe vi nutrir –  de que a verdade  não era aquela  que lhe parecia no momento presente”. (Adso von Melk)

Escolhi, para fixação do tema, o filme O NOME DA ROSA    (Le Nom de la Rose título original), aventura/drama/suspense ,   França/Itália/Alemanha   1986, dirigido por Jean-Jacques Annaud.  Sean Connery interpreta William de Baskerville,  um monge franciscano. Filme baseado no romance  de mesmo nome,  escrito pelo Capricorniano   Umberto Eco em 1980.

Ôpa,  Estrela  de Ouro dos Astros e Estrelas para Sean Connery, por ter protagonizado dois filmes  representativos  no nosso processo de individuação de 2013.  Veja-o também em Ver-te-ei no Inferno.  Um abraço para o nosso Astro.

O nome da RosaSinopse: Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos demais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Como não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.. Fonte

O NOME DA ROSA  é um filme  que transporta para a época do Renascimento, norte da Itália  dentro do microcosmo de um mosteiro beneditino, onde ocorre guerra ideológica entre Beneditinos e Franciscanos e entre os preceitos  gregos e  cristãos (Católicos, no caso).

É um filme que conduz à reflexão sobre a coexistência de algumas polaridades, tais como:   cegueira e visão ,  dogmatismo e  reflexão, ação do Demônio/Deus e ação do Homem, desarmonia e beleza   ,  pobreza e riqueza,  luxúria e sexualidade , amor terreno  e amor espiritual,   tristeza e  alegria, religião e filosofia, crueldade e  piedade, em um contexto permeado  pelo orgulho e vaidade intelectual dos participantes  e na  disputa ideológica entre  o venerável ancião do mosteiro, Jorge de Burgos e as ideias de  Aristóteles.

O filme inicia e termina com a narração de Adso von Melk, o aprendiz   sempre presente de William de Baskerville.  Velho, utilizando-se dos óculos de seu Mestre  menciona que sempre reza para que Deus lhe receba a alma  e que o perdoe de suas pequenas vaidades, originadas pelo  orgulho intelectual.  Além disso, menciona que nunca esqueceu de seu único amor terreno, embora nunca soubesse o seu nome.

Após assistir o filme fiquei com a pergunta que  Adson fez a seu mestre: “o que é mais importante? As pessoas ou os livros?

 Significados dos nomes: 

William – nome de origem germânica, que significa  protetor corajoso ou que deseja proteger. Fonte
Obs.: no livro , o Frade é chamado de  Guilherme, nome que  possui o mesmo significado : protetor.

Adso – nome  criado por  Umberto Eco, autor da obra,  associado  à  referência latina “adsunt” –  ‘que está sempre presente”. Fonte

Jorge – nome de origem grega, que significa o que trabalha a terra. Fonte

Pois bem, este é o símbolo desta Lua Nova .  Eu sugiro que cada um assista ao filme e perceba que relações podem ser feitas  com a própria vida.  Não as procure racionalmente: o que for importante vai escapar no momento em que você menos espera.  Olhe para o seu mapa natal e veja em que área ocorre a lunação. Se precisar, posso prestar este serviço. É só entrar em contato para contratarmos.

Orientações para o mês acesse  Revistas Em Condomínios

Categorias:Sagitário, Yessod

Tags:, , ,

5 respostas

  1. O que é inteligência espiritual?

    É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.

    http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/114890/

  2. “Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.”

    Friedrich Nietzsche

    A virtude e o vício, a força e a fraqueza, a beleza e a fealdade, são diferentes aspectos do bem e do mal que vemos manifestarem-se por toda a parte.

    Mas, em vez de aprenderem como hão-de comportar-se com estes dois pólos da unidade, os humanos estão sempre a perguntar por que é que Deus permite que o mal exista.

    Eles devem parar de colocar esta interrogação e compreender que o bem e o mal estão intimamente ligados, pois, enquanto pólos complementares, têm questões a tratar em conjunto.

    A nossa existência na terra é inteiramente condicionada pela alternância dos dias e das noites, e esta alternância que regula a vida de toda a Natureza também regula a nossa vida física e a nossa vida psíquica.

    Não saberíamos o que é a luz se as trevas não existissem, nem o que são a sabedoria, a justiça, a beleza, a alegria, se não tivéssemos de nos defrontar com a idiotice, a injustiça, a fealdade e a tristeza. É da comparação e do confronto que nasce a compreensão. Se os contrários não existissem, viveríamos na indiferenciação.
    Fonte : http://www.antroposofy.com.br/wordpress/polaridades/

  3. Gente, que legal! Somente hoje tive um insight sobre a que veio a Lua Nova em Sagitário na minha experiência de vida. Sugestão : se esta Lua Nova foi significativa para você, e ainda não percebeu o sentido na sua vida, não deixe de acender uma vela para o lado esquerdo. Realmente , uma configuração astrológica pode ocorrer de ‘n’ formas dentro do padrão estabelecido, às vezes, nunca pensadas.

Trackbacks

  1. Lua Nova em Capricórnio e o filme Harry Potter e a Ordem da Fênix | Astros e Estrelas
  2. Lua Nova em Peixes e o documentário Eu Maior | Astros e Estrelas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s