Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Nova aos 10-11º de Capricórnio e o filme Harry Potter e a Ordem da Fênix

Lua Nova de Capricornio

Clique na imagem para ampliá-la

Em 01/01/14 às 09h14 (horário de Verão Brasileiro), Sol e Lua se alinham aos 10º 57’ de Capricórnio, signo do elemento TERRA de ritmo CARDINAL: campo de desafios materiais.

“UM ENORME BANDO DE FAISÕES” é o Símbolo Sabeu correspondente ao grau da  Lua Nova. Sugerimos assistir ao filme Harry Potter e a ordem da Fênix (2007) para fixação do tema. (clique aqui)

Início do mês de Shvat (Aquário) para a Astrologia Cabalística (calendário lunar); para a Astrologia Ocidental (calendário solar), o mês de Aquário inicia-se em 20/01/14. 

Lua Nova acompanhada por Plutão e Mercúrio: em termos gerais Plutão corresponde a eliminações visando o processo de morte/vida(renascimento) e Mercúrio, a comunicação, estabelecimento de conexões e aprendizado.

Podemos fazer uma correlação entre a conjunção Plutão/Mercúrio com   Hermes Psicopompo , deus grego  que guia a alma em ocasiões de iniciação ou  transição , como por exemplo entre as polaridades morte e vida ou entre o ego e o inconsciente Fonte .

Com a quadratura de Marte e Urano acionando a conjunção Sol/Lua, alguns Capricornianos (ou pessoas com Ascendente em Capricórnio) precisam tomar cuidado com os joelhos.

Experiência Espiritual: a visão da dor.

CICLO DA LUA NOVA

ciclo da Lua

Clique na imagem para ampliá-la

Lua Nova – 01/01/14 Lua e Sol aos 10º57′ de Capricórnio Elabore mentalmente o que foi recebido na lunação passada , mantendo segredo para que esta primeira formatação  não sofra influências negativas ou abortivas. No campo dos  fatos, um evento novo está surgindo.

Lua Crescente – 08/01/14 – Lua aos 17º de Áries e Sol aos 17º de Capricórnio –Momento de crescimento; continue elaborando, em segredo. Aproveite o momento para dar a primeira forma à força recebida na lunação passada. No campo dos fatos o evento está se desenvolvendo rumo ao ápice. Cuidado com violência.

Lua Cheia – 16/01/14– Lua aos 25 de Câncer  e Sol aos  25º  de Capricórnio  – Ápice do ciclo. No campo dos fatos, o evento encontra-se no auge. Concreta manifestação. 

Lua Minguante – 24/01/14 – Lua aos 04º de Aquário e Sol aos 04º de Escorpião – Momento de intenso julgamento, de determinação. Finalização no campo dos fatos.

Em qual área da sua vida, o campo de Capricórnio se manifesta? É justamente nesta área que a eletricidade do Sol e o magnetismo da Lua se farão presentes. Olhe com carinho para esta área a acompanhe os acontecimentos.

JORNADA DO HERÓI

Na última lunação, no caminhar da jornada, o Herói  acendeu a vela no lado esquerdo do templo e recebeu a recompensa.  A luz iluminou informações do passado que estavam escondidas e o ajudou a encontrar-se consigo mesmo.

Nesta atual lunação, passa pelos últimos desafios, concluindo a mudança iniciada em ABR de 2013 (Lua Nova em Áries – veja aqui).  Será  importante unir-se  a um grupo para combater as trevas. 

Em Capricórnio, o Herói poderá viver as experiências com ambição, economia (inclusive de sentimentos), amor à independência, pessimismo, prudência, praticidade  ou com  frieza, amoralidade,  artimanhas  e exploração das demais pessoas.

A presente lunação, tal como a de Câncer (veja aqui) e a de Libra (veja aqui) incentiva-o a voltar ao passado ou penetrar profundamente em si mesmo,  compreender a  experiência e trazê-la ao presente  :  movimento  importante para formatar o novo que recebeu na lunação passada (veja aqui)  e se preparar para a próxima lunação momento em que estará frente a frente com a própria inspiração.

SÍMBOLOS SABEUS

“UM ENORME BANDO DE FAISÕES” é o símbolo correspondente à Lua Nova de Janeiro de 2014.

Mitologicamente, o faisão é símbolo de harmonia e desarmonia  cósmica em virtude de seu canto e dança harmoniosos e dos grasnidos que parecem trovões.  Na Antiguidade e na Idade Média o Faisão Dourado foi associado à Fênix, pássaro que se consome no fogo e renasce das cinzas, simbolizando a imortalidade (Dicionário de Símbolos, Lexikon, Herder).

Esta capacidade de harmonizar e desarmonizar e o processo de morrer e renascer associado à Fênix sugere um símbolo  poderoso, sem limites e sem finitude. Dr. Marc Edmund Jones (The Sabian Symbols in Astrology, 1953), o sintetiza em uma única palavra: ilimitabilidade.  

Mas, atenção :  Vá com calma com a tal da ilimitabilidade. O momento astrológico  pede precaução. Excesso de autoconfiança  pode acarretar  em acidentes ou erros graves.

Quando este símbolo é acionado, espera-se um momento de profundas transformações que envolvem morte e renascimento. Com Plutão/Mercúrio  fazendo parte desta lunação, sensações de potência e impotência podem acompanhar o processo. Por isso é importante se lembrar da figura do palhaço, do bobo da corte ou então do  Louco do Tarot  e imitá-los para  liberar a tensão e viver o momento da melhor forma possível. Lembre-se : há várias formas de se expressar a mesma ideia ou conceito.Além disso, evitar isolamento, integrando-se a um grupo, procurar ver o momento com outros olhos (e não com os olhos dos outros) , são recursos favoráveis para o momento presente. 

Mas que significado você daria este símbolo?

FIXAÇÃO DO TEMA

“Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir.” Harry Potter e a Ordem da Fênix

Escolhi, para fixação do tema, o filme “Harry Potter e a Ordem da Fênix” (Harry Potter and the Order of the Phoenix, título original), Fantasia/Drama , EUA/Reino Unido  2007 , dirigido por David Yates .  Daniel Radcliffe interpreta Harry Potter, um jovem bruxo, personagem adorado ou odiado por uns e considerado um mito contemporâneo por outros.  Filme baseado quinto livro da série Harry Potter, escrito pela leonina  J. K. Rowling.

Uma menção honrosa a Richard Griffiths (1947-2013) que esteve presente em nossa caminhada de 2013  como Valter Dursley (tio de Harry Potter) e como Barry Nottingham em Um Faz de Conta que Acontece, filme recomendado para a Lua Nova de Câncer. Veja aqui

Harry-Potter-e-a-Ordem-da-Fenix

Clique na imagem para ampliá-la

De volta às aulas, Harry descobre que boa parte da comunidade da magia foi levada a acreditar que a recente história sobre o encontro entre ele e Lord Voldemort foi uma mentira.
Para complicar ainda mais, o Ministro da Magia, Cornélio Fudge, designou uma nova professora para a cadeira de defesa contra a Magia Negra, a evasiva professora Dolores Umbridge.
Entretanto, o curso da professora, em vez de protegê-los acaba por deixá-los despreparados contra as forças do mal. Isso obriga Harry, Hermione e Ron a cuidarem do problema com suas próprias mãos.
Através de reuniões secretas com um pequeno grupo de estudantes auto intitulados “A Armada de Dumbledore”, Harry os ensina a como se protegerem contra a Magia Negra. 
Fonte

O filme transporta a quem o assiste  para  Londres, década de 90 do  século passado e para um mundo  paralelo onde fica a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts .

Harry Potter nasceu em 31/07/1980, sob a sombra da morte . Embora tenha sobrevivido ao ataque do terrível feiticeiro  Voldemort,  vive rodeado pela Maldição da Morte .  Aos 11 anos é chamado para integrar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e aos 12 começa o processo de iniciação à vida adulta.

O filme  aborda o  5º ano de Harry Potter  em Hogwarts. Neste ano de mudanças, Harry conhece a Ordem da Fênix criada por Dumblendore para enfrentar Voldemort e seus seguidores, os Comensais da Morte. A organização é formada por um grupo de bruxos, um poderoso bando de faisões,  que tem o objetivo de impedir a reorganização do exército das trevas. 

Ordens

A ordem da Fênix X os Comensais da Morte
Clique na imagem para ampliá-la

Outro viés interessante a ser observado no filme  são os sonhos de Harry Potter. Através deles Harry percebe que  pode penetrar na mente de   Voldemort e portanto, conhecer o próprio lado trevoso : “Dentro de cada um de nós , há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos” (JUNG).

Resumindo Harry Potter e Voldemort , o Príncipe das Trevas,  fazem parte da mesma individualidade, simbolizando a luz e as trevas que existem dentro de cada um de nós. Cabe a cada um decidir qual exército pertencer, se isto for possível. 

Entendo que esta Lua Nova aos 10-11 de Capricórnio traz uma  sementinha que mostra o potencial e a força de fazer parte de um grupo para  viver o processo de morte-vida-renascimento com maior maturidade, isto é, renascer das cinzas. 

 Significados dos nomes: 

Harry Thiago – Harry – nome inglês, diminutivo de Harold – pequeno líder de exercito. (fonte);Thiago – origem hebraica , o que vence , o que supera (fonte)

Tom (Voldemort) – Apelido para Thomas – É a forma grega do nome aramaico Ta’oma, que significa “gêmeo” (fonte)

Pois bem, este é o símbolo desta Lua Nova .  Eu sugiro que cada um assista ao filme e perceba que relações podem ser feitas  com a própria vida.  Não as procure racionalmente: o que for importante vai escapar no momento em que você menos espera.  Olhe para o seu mapa natal e veja em que área ocorre a lunação. Se precisar, posso prestar este serviço. É só entrar em contato para contratarmos.

Um ano civil excelente a todos.

Orientações para o mês acesse  Revistas Em Condomínios

Categorias:Binah, Capricórnio

6 respostas

  1. Agora que morri, sei de tudo. Era isso que eu esperava que acontecesse, mas, como muitos dos meus desejos , deixou de se realizar. Sei apenas alguns fatos dispersos que antes ignorava. Desnecessário dizer, trata-se de um preço alto demais a pagar pela satisfação da curiosidade.

    Já que estou morta – já que atingi o estado desossado, deslabiado, despeitado – , aprendi coisas que preferia desconhecer, como ocorre quando alguém escuta debaixo da janela ou abre cartas alheias. Você gostaria mesmo de ler a mente? Pense bem.

    Aqui todos chegam com um saco igual aos usados para guardar os ventos , mas todos os sacos estão cheios de palavras – palavras que a pessoa disse, palavras que ouviu , palavras que foram ditas a seu respeito. Alguns sacos são muitos pequenos, outros, grandes; o meu tem tamanho razoável, mas boa parte das palavras se refere a meu distinto marido. Ele me fez de tola, alguns dizem. Era a sua especialidade : fazer os outros de tolos. Ele se safava de todas, outra de sua especialidade : safar-se.

    ATWOOD, Margaret – A Odisséia de Penélope – O mito de Penélope e Odisseu.

  2. The Moon and Us
    Sobre a importância da Lua entre os judeus : lua nova , inicio de um novo mês.
    http://www.chabad.org/parshah/article_cdo/aid/471045/jewish/The-Moon-and-Us.htm

  3. rsrsr
    China e Japão evocam vilão de ‘Harry Potter’ em troca de farpas
    A tensão entre os países aumentou após o premiê japonês visitar um santuário que homenageia líderes condenados por crimes de guerra

    http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/china-e-japao-evocam-vilao-de-harry-potter-em-troca-de-farpas,04733335f1763410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

  4. O filme Harry Potter tem servido de inspiração para o campo da ciência. De varinhas mágicas a capa da invisibilidade, os dispositivos desse mundo fantástico estão lentamente se transformando em tecnologias da vida real. Agora, outra invenção desse universo mágico está mais próxima da realidade.
    http://hypescience.com/4-tecnologias-do-mundo-real-inspiradas-em-harry-potter/

  5. A Lua Cheia de 03/07/1947 caiu justamente neste grau : 10-11º de Capricórnio. Sugiro a quem nasceu entre 03 a 18/07/1947 assistir ao filme, pois algo oculto pode ser esclarecido. Eu agradeço os retornos. Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s