Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Nova aos 10-11º de Aquário e o Filme O Último Samurai

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

Em 30/01/14 às 19h38 (horário de Verão Brasileiro), Sol e Lua se alinham aos 10º 55’ de Aquário, signo do elemento AR de ritmo FIXO , campo onde as ideias se mantem fixas. Estamos na segunda Lua Nova de Janeiro.

“UM HOMEM CARA A CARA COM A SUA INSPIRAÇÃO” é o Símbolo Sabeu correspondente ao grau da  Lua Nova. Sugerimos assistir ao filme O Último Samurai (2003) para fixação do tema. (clique aqui)

Início do mês de Adar (Peixes) para a Astrologia Cabalística (calendário lunar). Para a Astrologia Ocidental (calendário solar), o mês de Peixes inicia-se em 18/02/14. 

A posição de Urano , o regente de Aquário, em relação a Plutão  e Júpiter simboliza tensão e  obstáculos a serem superados.

Vivemos momento especial que envolve a interação de  três ciclos: 1)de Plutão e Urano, 2)de Plutão e Júpiter e 3)de Urano e Júpiter, em signos de FOGO (Urano), ÁGUA (Júpiter) e TERRA (Plutão).

  • Um ciclo formado por Urano e Plutão é um ciclo que dura em média 127 anos e  envolve revoluções ,  mobilizações sociais, rupturas, novos caminhos a nível político-social. Urano se encontrou com Plutão em 30/06/1966 aos 16º de Virgem.
  • Um ciclo formado por Júpiter e Plutão é um ciclo que dura em média 13 anos. Ciclo relacionado a poder político, envolvendo mudanças políticas e empresariais, filosóficas e religiosas. Auge de toda forma de poder, podendo levar ao extremismo religioso e/ou filosófico. Júpiter se encontrou com Plutão em 11/12/2007 aos 28º de Sagitário.
  • Um ciclo formado por  Júpiter e Urano é um ciclo que dura em média 14 anos e envolve ampliação da criatividade e capacidade de lidar com adversidades, interesse em tecnologia, modernidade, novas filosofias de vida e  religiões. Júpiter encontrou-se com Urano em 07/06/2010 aos 0º de Áries.

E este é o perfil do momento presente, um período de revoltas, controle da ordem estabelecida e fanatismo religioso.  

Simbolicamente, é em Urano ( o  Libertador) que se concentra a tensão deste período e é deste ponto que as consciências solar e lunar recebem  apoio. Não obstante, alguns Aquarianos precisam tomar cuidado com excesso de emoções para não adoecer.

Experiência Espiritual: a visão da harmonia.

CICLO DA LUA NOVA

 Lua Nova – 30/01/14 – Lua e Sol aos 10º55′ de Aquário  

ciclo da lua fev

Clique na imagem para ampliá-la
http://soniabeth,blogspot.com

Lua Crescente – 06/02/14 – Lua aos 17º de Touro e Sol aos 17º de Aquário 

Lua Cheia – 14/02/14– Lua aos 26º  de Leão e Sol aos  26º  de Aquário  

Lua Minguante – 22/02/14 – Lua aos 04º de Sagitário e Sol aos 04º de Peixes –

Em qual área da sua vida, o campo de Aquário se manifesta? É justamente nesta área que a eletricidade do Sol e o magnetismo da Lua se farão presentes. Olhe com carinho para esta área a acompanhe os acontecimentos.

JORNADA DO HERÓI

Na última lunação, o Herói percebeu a importância de se unir a um grupo para vencer opositores.  Uniu-se a um grupo de faisões para combater o mal. (veja aqui )

Na atual lunação,  é impelido a lidar com a inspiração. Verificará, então, que para receber inspirações  é necessário deixar os pensamentos de lado. Tarefa dura para um Aquariano, que guerreia com espadas.   

Em Aquário, o Herói poderá viver as experiências com bondade, constância, equilíbrio, amizade, fidelidade ou então com desconfiança, isolamento ou  frieza. O mês o prepara para a próxima lunação  na qual está prevista  a busca da própria iluminação.  

SÍMBOLOS SABEUS

“UM HOMEM CARA A CARA COM A SUA INSPIRAÇÃO” é o símbolo correspondente à  Lua Nova de Aquário.

Inspiração é o nome que se dá  à ação de sugar o ar para dentro do organismo. No sentido figurado, significa conselho, sugestão ou influenciação. Quando a influência é exercida por uma potencia sobrenatural , a chamamos de inspiração divina.

Às vezes, por ‘n’ motivos, damos o nome de inspiração a uma ideia própria como fez Penélope:

“Eu pensava em adiar o dia de decisão, [escolher um dos pretendentes], sem me comprometer. Finalmente pensei num ardil. Quando contava a história, depois, eu costumava dizer que Palas Atena, deusa dos tecidos, dera a ideia, e talvez fosse verdade, pelo que sei; creditar aos deuses uma inspiração era sempre um bom modo de evitar acusações de orgulho indevido, se o esquema desse certo, bem como de culpa, caso fracassasse”. (ATWOOD, Margaret in A Odisséia de Penélope – O mito de Penélope e Odisseu).

 De qualquer forma é um fenômeno aceito e todos nós temos um caso para contar onde recebemos uma inspiração divina ou fomos inspirados por alguém ou alguma coisa. 

À medida que as inspirações são observadas e colocadas em prática,  a própria intimidade com as verdades  espirituais se fortalece  , aumentando paulatinamente a confiança  na segurança e ordem maior da vida, embora  haja altos e baixos. 

Dr. Marc Edmund Jones (The Sabian Symbols in Astrology, 1953)  sintetiza o símbolo  em uma única palavra: ÊXTASE. Quando positivo  se releva em idealismo e incansável atitude  em servir  e quando negativo, em auto-obsessão.

O novo que for incorporado ao velho nesta lunação, tende a ser  objeto de  transmissão na lunação de Aries   que se inicia em 30/03/14, cujo símbolo é : “Um homem ensinando símbolos antigos com novas formas “.

Mas o que o símbolo significa para você?

FIXAÇÃO DO TEMA

“Não pense, lute!’ (Nobutada)

Escolhi, para fixação do tema, o filme “O ùltimo Samurai (The Last Samurai) , Histórico/Guerra  , EUA  2003 , dirigido por Edward Zwick.   Tom Cruise  interpreta Nathan Algren, veterano da guerra  civil americana.

Sinopse:

O Último SamuraiNathan Algren (Tom Cruise) é um capitão ianque, herói da Guerra Civil, que vai para o Japão, com a missão de treinar as tropas japonesas e combater os samurais que atrapalham os planos de “modernização” do Imperador Japonês. Katsumoto (Ken Watanabe – indicado ao Oscar®) é um líder Samurai que vive como poucos, seguindo um código de conduta que está desaparecendo. Dois experts na arte do combate, com diferentes visões do mundo e ética, cujos destinos estão entrelaçados de uma forma que ninguém poderia supor. Dirigido por Edward Zwick (ganhador do prêmio de melhor direção do National Board of Review), O Último Samurai é um tocante e comovente conto épico sobre o nascimento do Japão moderno e o fim de uma era em que honra e respeito eram mais do que palavras jogadas ao vento.. Fonte

O filme nos transporta  para 1876, Estados Unidos e Japão. 

O que há de comum entre Julho de 1876 e Janeiro de 2014? Astrologicamente falando, a mesma configuração  formada por Urano , Plutão e  Júpiter  em signos dos elementos FOGO, ÁGUA e TERRA.   Se você quiser saber mais de 1876 , clique aqui

O filme inicia com um belo exemplo que envolve  meditação e inspiração. A cena mostra  Katsumoto,  líder dos samurais,  meditando e recebendo  uma inspiração:  Vê seus guerreiros lutando bravamente contra  um tigre branco.  Mal sabia que  em futuro próximo, estaria  cara a cara com a sua inspiração.

Enquanto isto nos Estados Unidos, encontramos  Nathan  Algren , um herói da Guerra Civil,  entregue à bebida e atormentado  pelos pensamentos que teimam em trazer ao presente,  as crueldades da guerra civil americana. Vemos aqui um aspecto  de Aquário : pensamento fixo , que no caso, leva ao remorso e ao sofrimento.

O convite chega ao nosso herói de guerra: ir para o Japão, lutar contra os samurais que impedem o desenvolvimento e a modernização do país.  Aceito o convite inicia-se uma luta entre soldados americanos e samurais,  entre armas de fogo e espadas,  entre o moderno e o antigo   que disputam a  alma do Japão e entre  a inspiração e o pensamento .

Neste contexto ocorre o encontro de Nathan Algren consigo mesmo. A vitória é condecorada com o recebimento de uma espada contendo a inscrição : “Eu pertenço ao guerreiro no qual o velho  estilo juntou-se ano novo”,

luta com bastão

– Não pense, lute! dizia Nobutada ,

Entendo que a Lua Nova aos 10-11 de Aquário  traz uma  sementinha que mostra o potencial  da inspiração,  mas será necessário deixar os pensamentos de lado para percebê-lo.

O filme mostra que há pelo menos, dois caminhos que liberam o fluxo mental para a  inspiração : meditação e trabalho corporal. Não  há como  apagar  pensamentos ou o passado, não há como esquecer de onde viemos e quem somos  mas pode-se  lutar para que haja a integração entre  passado e  futuro e viver o presente .  A inspiração , quando colocada em prática proporciona esta integração.

Quem sabe um dia receberemos uma espada com a inscrição  Eu pertenço ao guerreiro no qual o velho  estilo juntou-se ano novo”.

 Significados de nomes: 

Nathan  – origem hebraica ,  presente de Deus (fonte)

Pois bem, este é o símbolo desta Lua Nova .  Eu sugiro que cada um assista ao filme e perceba que relações podem ser feitas  com a própria vida.  Não as procure racionalmente: o que for importante vai escapar no momento em que você menos espera.  Olhe para o seu mapa natal e veja em que área ocorre a lunação. Se precisar, posso prestar este serviço. É só entrar em contato para contratarmos.

Orientações para o mês acesse  Revistas Em Condomínios

Categorias:Aquário, Tiferet

Tags:,

7 respostas

  1. Querida Sonia, o seu trabalho e’ notavel por juntar grande sabedoria astrologica, a dimensao arquetipal trazida (ou como v. diz fixada) com as imagens e historias de cinema. V. e’ uma inovadora. E’ sempre um prazer mergulhar nas lunacoes com os seus escritos.

  2. Para algumas pessoas, a ordem poderia ser : – Não pense, escreva! Né, Su?

  3. Tudo começou com uma inspiração : Lua Crescente em Touro, Sol em Aquário http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=37886

Trackbacks

  1. Lua Nova aos 00-01º de Sagitário e o filme O Último Samurai | Astros e Estrelas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s