Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Feliz 2014 – As lunações de 2014/15

É isso mesmo, pessoal. Feliz 2014! Entrada do Sol em Áries, Ano Novo Astrológico! O Sol entra em Áries em 20/03/2014 às 13:58 (horário de Brasília).

Ingresso do Sol em Aries

Ingresso do Sol em Aries. Clique na imagem para ampliá-la.

Breve resumo: Sol na Casa 9, Lua em Escorpião na Casa 4, Marte na cúspide da Casa 4 , Ascendente em Câncer  com Júpiter na cúspide, reforça  o que  já estamos vivenciando com relação à interferência religiosa na política. Pregadores-políticos estimulam o povo a marchar em nome de Deus, da família e da liberdade em 22 de Março de 2014.

O mesmo aconteceu em 1964, dias antes da instalação da ditadura, quando Urano e Plutão estavam juntos em Virgem.  O aspecto tenso entre Urano e Plutão na atualidade indica que estamos vivendo um desdobramento deste ciclo iniciado em 1964: oportunidade para os fãs da ditadura militar. O discurso é o mesmo: Para afastar os comunistas e em resposta à  insatisfação do governo atual, a solução é a  intervenção militar.

Não vamos nos aprofundar neste mapa, mas as configurações mostram um ano desafiador e bombástico.  Em meados de ABR/14, a violência pode se acirrar, em nome de Deus e da família  (já passamos por isto, não?). Lua e Saturno em Escorpião indicam para Agosto/14, restrições duras  para o povo. O clima pesado muda  somente em  Fevereiro/15.

Mas é sobre as Luas Novas  de ABR/14 a MAR/15 que quero abordar neste artigo.

Começando a compreender a  Lua Nova 

O alinhamento do Sol com a Lua  no espaço, conhecido como Lua Nova , sempre foi um evento  importante e  observado  por Homens que procuravam  identificar no céu sinais de fatos que seriam vivenciados na Terra.

 “O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima”(Lei Hermética)

Segundo a Astrologia,  a Lua Nova é um momento de fértil concepção resultante da união das polaridades masculina (solar e quente) e feminina (lunar e fria). Para alguns Astrólogos é o momento em que  indivíduo  sintoniza com a mente cósmica.

Porém, não é só a Astrologia que valoriza este momento. Encontramos no livro Ego e Arquétipo (2012, pag. 359-73)  um paralelo entre Lua Nova e Pedra Filosofal : a Pedra Filosofal  é uma  união de duas entidades opostas : uma entidade  quente, masculina, solar e uma entidade  fria, feminina , lunar.(…) A Pedra Filosofal costuma ser descrita como um conunctio (conjunção) entre o Sol e a Lua. (…) A Pedra Filosofal é um símbolo do centro e da  totalidade da psique.

Mais adiante , pag. 377,  encontramos  ” a pedra também é chamada de ‘Arvore da Vida’.

Portanto, entendo   que, procurar conhecer  as  lunações  , fazendo um paralelo com o próprio mapa natal  e sua projeção na Arvore da Vida (método trazido ao Brasil por Yair Alon) é procurar estabelecer um encontro com si mesmo.

Luas Novas  de ABR/14 a MAR/15

Lunações de 2014-5 - Clique na imagem para ampliá-la

Pelo gráfico podemos perceber que:

  •  As lunações dos signos cardeais (Aries, Câncer, Libra e Capricórnio), desafiadoras e indicadoras de uma nova ordem,  ocorrem  no primeiro decanato  e acionam  Chochmah (Eclipse Lunar  -Lua Cheia –  de Aries e de  Libra).

Chochmah (Sabedoria) se situa no topo da coluna direita, o Pilar da Misericórdia e contém energia pura ainda não materializada (Plano da Emanação). Tem caráter masculino, expansivo e analogamente, é o lado direito do cérebro, onde flui a criatividade e o mundo das ideias.

Chochmah é a Sefirá de Urano, um astro que simboliza rupturas, novidades,  exceções às regras, surpresas e excentricidades.  É o novo que substitui o velho obsoleto.

Portanto, podemos entender que é um ano de contato com sistemas disruptivos , macros ou micros, estabelecimentos de novas ordens , de  mudanças  em que o novo emerge e pede atenção com consciência, o que causa conflitos com valores e poder constituídos.

  •  As lunações dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário), ocorrem no primeiro decanato e acionam Guevurah (Eclipse Solar em Touro  e em Escorpião).

Guevurah ( Julgamento)  se situa na coluna da esquerda, no  centro do Pilar da Severidade (Plano da Criação). Essa Sefirá representa a capacidade destrutiva da força, através da qual vem a mudança e o progresso.  Aqui encontramos conteúdos internos, experiências passadas, julgamentos, coragem , energia e no aspecto negativo crueldade.

Guevurah  é a Sefirá de Marte, um astro que simboliza  a força para sobreviver, competição, agressividade, foco do desejo, luta, guerra e sexo.

Podemos então dizer que o novo, recebido nas lunações dos signos cardeais, passará por um processo de destruição nas lunações dos signos fixos.  Algo pode sucumbir.

Em Fevereiro de 2015, o clima muda . Neste mês temos duas Luas Novas em Aquário :  a segunda, no terceiro decanato, aciona Netzach.

Netzach (Vitória) se situa na base da coluna da direita no Pilar da Misericórdia e representa a força do sentimento (Plano da Formação). Aqui encontramos  desprendimento, e no aspecto negativo luxúria.

Netzach é a Sefirá de Vênus, astro que representa  a necessidade de unir opostos , relacionamentos emocionais ou sentimentais e atração.

Podemos dizer então, que só na segunda lunação de Fevereiro de 2015 é que o estimulo à união de opostos é acionada, deixando de lado o clima agressivo e julgador vivenciado até então.

  •  As lunações dos signos mutáveis (Gêmeos, Virgem e Sagitário) ocorrem no primeiro decanato e acionam Hod .

Hod (Esplendor)  se situa  na base da  coluna da esquerda , Pilar da Severidade (Plano da  Formação). Representa o pensamento concreto  e trocas em geral.  Aqui encontramos veracidade e no aspecto negativo falsidade e desonestidade, bem como experiências passadas e tendência ao julgamento.

Hod é a Sefirá de Mercúrio um astro que simboliza  , o pensamento, a reflexão, trocas de ideias, comunicação e  elementos de ligação.

Podemos dizer então que após a resistência às  mudanças e dificuldades de largar o velho, as lunações em signos mutáveis colaboram para os devidos ajustamentos através das trocas.

 

A lunação de Peixes ocorre no terceiro decanato de Peixes e aciona Malkut .

Malkut (Mundo Físico) se situa na posição central inferior da árvore (Plano da Manifestação ou da Ação) e na coluna do Meio (Pilar do Equilíbrio). Distanciado da emanação divina, é o plano onde a sensação de  falta se faz presente.

O ano se encerra em maior equilíbrio (espero que sim! rsrrs).

Bom, então, eu lhe convido a acompanhar mensalmente  as lunações e fazer as correlações com seu mapa natal. Importante também é assistir ao filme sugerido, pois desta experiência podem surgir , de repente, recursos internos que venha  lhe ajudar a vivenciar  o presente mês. Posso lhe prestar meus serviços de consultoria.

Até a próxima Lua Nova em 30/03/14 .

Categorias:Ano Novo

Tags:, ,

10 respostas

Trackbacks

  1. Lua Nova em Áries e o filme Sociedade dos Poetas Mortos | Astros e Estrelas
  2. Lua Nova aos 01-02º de Libra e o filme No Limiar da Vida | Astros e Estrelas
  3. Lua Nova aos 02-03º de Virgem e o filme Por uma Vida Menos Ordinária. | Astros e Estrelas
  4. Lua Nova aos 03-04º de Leão e o filme A Rainha | Astros e Estrelas
  5. Lua Nova aos 05-06º de Câncer e o filme A Menina e o Falcão. | Astros e Estrelas
  6. Lua Nova aos 07-08º de Gêmeos e o filme A Fonte das Mulheres | Astros e Estrelas
  7. Lua Nova aos 08-09º de Touro e o filme Uma História de Natal | Astros e Estrelas
  8. Paralelo entre o Ano Astrológico de 2014-2015 e de 2015-2016 | Astros e Estrelas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s