Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Cheia aos 14-15º de Leão e o filme Yves Saint Laurent

Image1SÍMBOLOS SABEUS

Em 03/02/2015 às 21:09 (Horário de Verão Brasileiro)  momento culminante da Lua  Cheia aos 14-15º do eixo Leão/ Aquário.

Ápice da Lua Nova de Aquário que trouxe o  potencial da DURABILIDADE, ou seja, de valores sociais que permanecem no tempo (Aquário = AR-FIXO).

A sementinha germinou e chegou o momento da floração ;  em Leão as flores são de reconhecimento – buscá-lo ou descansar e desfrutar a fama adquirida.

A consciência lunar se opõe à consciência solar : entre  o povo,  trabalhadores e funcionários em geral pode haver criminosos e espiões camuflados (Eixo 6/12). 

A Lua se aplica à Júpiter que se encontra em movimento retrógrado…. Organizações clandestinas (casa 12)  seriam as insufladoras de motim  devido a questões comerciais (casa 7)?

 “Um desfile“ é o símbolo referente à Lua Cheia em Leão . Momento propício para  encorajar outras pessoas a fazer parte da realização de um objetivo comum.

Segundo  Dr. Marc Edmund Jones (The Sabian Symbols in Astrology, 1953) o símbolo pode ser sintetizado em uma única palavra: DEMONSTRAÇÃO  – o símbolo representa a alegria humana em expor os frutos de sua realização. Devido a  alta magia existente em exibições públicas, todos que colaboraram , independentemente  do nível de  cooperação, são  inundados por um sentimento de comunhão, através do qual o todo é exaltado. Quando positivo é manifestado na intensificação da autoconfiança e quando negativo, em  inconvincentes  reivindicações e autoafirmação embaraçosa – puro exibicionismo e ostentação. 

Estamos no apogeu do ciclo iniciado pela Lua Nova em Aquário  período em que tivemos a oportunidade, assistindo ao filme “A Missão” , de olhar para a DURABILIDADE  , para  valores  que  permanecem  mesmo que todos recursos materiais tenham sido extirpados. Nesta Lua Cheia, olhamos para a DEMONSTRAÇÃO,  no esforço grupal que  mantem ou introduz  novos  valores . 

A cruz cósmica FIXA 14-15º  é formada pelos seguintes  símbolos:

14-15º   Leão Um desfile –  Demonstração, gloria, exibição
14-15º Escorpião Crianças brincando ao redor de cinco montes de areia – Ingenuidade, criatividade, espontaneidade.
14-15º Aquário Dois pássaros do amor  cantando em uma cerca –  Afirmação, felicidade, ternura.
14-15º Touro Um homem agasalhado, com um arrojado chapéu de seda– Sofisticação, refinamento, autossuficiência.

Mas o que os símbolos desta cruz cósmica fixa lhe sugerem? Talvez o filme Yves Saint Laurent  lhe ajude a entender a interação dos mesmos.  Ou então o filme Orfeu (Brasil, 1999), que tem por fonte a  adaptação  de Vinícius de Morais do mito Orfeu e Eurídice à realidade brasileira, em período de carnaval.  

Assista-os, procure fazer um paralelo entre os dois filmes, procure perceber a dinâmica da cruz cósmica.

Mas lembre-se é só uma referência. Procure achar o seu significado para estes símbolos.

Se você nasceu de 04/02 a 18/02/58, preste atenção. Este ano poderá ser um ano bem significativo na sua vida.

FIXAÇÃO DO TEMA

  

Eu quero poder desenhar, criar de forma independente. Com meus vestidos e meus desenhos  eu tento me expressar. Se me impedirem eu vou morrer de tédio
(Yves Saint Laurent)

 

Escolhi para fixação do tema o filme Yves Saint Laurent (título original)  Biografia, Drama, 2014 (França ) , dirigido pelo Virginiano   Jalil Lespert. O filme nos transporta para Paris, 1957. O Pisciano  Pierre Niney interpreta Yves Saint Laurent e o Aquariano Guillaume Gallienne, Pierre Bergé

Curiosidades: Pierre Niney  nasceu com Plutão aos 15º de Escorpião na casa 10. O ponto médio entre Mercúrio e Sol no mapa de Guillaume Gallienne encontra-se aos 15º de Aquário, casa 2.

 Sinopse: Paris, 1957. Com apenas 21 anos, Yves Saint-Laurent (Pierre Niney) é chamado cuidar do futuro da prestigiosa grife de alta costura fundada por Christian Dior – falecido recentemente. Depois de seu primeiro desfile triunfal, ele vai conhecer Pierre Bergé (Guillaume Gallienne) e este encontro irá abalar sua vida. Amantes e parceiros de trabalho, os dois se associam a fim de criar a grife Yves Saint Laurent. Apesar de suas obsessões e demônios interiores, Saint Laurent vai revolucionar o mundo da moda com sua abordagem moderna e iconoclasta. (fonte)

Veja aqui a entrevista do diretor Jalil Lespert sobre o filme.

Yves Saint Laurent (Yves  variante francesa do nome João, de origem hebraica = Deus é cheio de graça) nasceu com o Sol em Leão, Lua em Capricórnio  e Ascendente em Aquário (veja mapa de natividade).

Protegido de Chistian Dior , aos 21 anos torna-se  seu sucessor  e  realiza  seu primeiro desfile (Leão) . Em 1962 fundou a própria marca YSL  que se torna  conhecida por todo o mundo  por sua praticidade e  sofisticação (Touro).

No filme conseguimos visualizar a interação da cruz cósmica: o símbolo de Leão (Um Desfile) fala do orgulho em realizar e em demonstrar publicamente os  frutos do esforço cooperativo de um grupo. Segundo o filme, Yves sempre que podia , evidenciava o esforço do  grupo e dizia que sozinho não poderia fazer nada.  A relação com Pierre Bergé  traduz o símbolo de Aquário (Dois pássaros do amor cantando na cerca) : Entre o casal havia a magia do amor  e embora estabelecessem uma relação tumultuada, Pierre manteve-se como sócio e companheiro afetivo até a morte de Yves, condição fundamental para que a marca YSL atingisse o objetivo Taurino.

É através da criatividade, espontaneidade e esforço para desenvolver competências (símbolo de Escorpião – Crianças brincando ao redor de cinco montes de areia) que Yves constrói a sua marca com praticidade e sofisticação. (Touro – Um homem agasalhado, com arrojado chapéu de seda)

 A Lua Nova de Aquário trouxe o potencial da durabilidade de valores sociais que permanecem no tempo, representado através do símbolo  ” Uma antiga missão de adobe”.  No filme A Missão  vimos como este símbolo pode ser apresentado em atividades político-religiosas.

No filme Yves Saint Laurent vemos que  o mesmo símbolo pode ser representando através de uma atividade político-social, no campo da  arte , no caso, a  Moda  – A Moda passa , o Estilo é eterno!

A diferença é que nesta Lua Cheia, o foco encontra-se, no desfile , ou seja na exposição destes  novos valores. Veja as inovações acarretadas através do trabalho de Yves Saint-Laurent:

Inovações :   Nos anos 60 e 70  , a marca YSL se tornaria conhecida em todo mundo por sua praticidade conjugada com sofisticação, com o ponto alto de sua criatividade no lançamento do smoking feminino  que permitiria dali em diante às mulheres trabalharem de calças compridas. Em 1966, foi o primeiro a popularizar o Pret-à-porter, a moda de bom gosto e bom corte, a preços mais acessíveis que a alta-costura, em sua boutique Rive Gauche, em Paris. Foi também o primeiro estilista do mundo a usar manequins negras em desfiles de moda. Fonte

Finalizando, eu  sugiro que cada um assista ao filme e perceba as relações que podem ser feitas com a própria vida, principalmente  se o eixo Leão-Aquário for evidente em seu Mapa Natal : o que for importante vai escapar no momento em que você menos espera. 

 Este filme é apenas uma referência e não esgota o assunto. Outros poderão ser encontrados que expressem a interação dos símbolos. 

Orientações Sabianas  para o mês acesse  Revistas Em Condomínios. 

Vamos descobrir o seu filme? Acesse aqui.

Sonia Beth

sobeh@terra.com.br

(11) 9.5210-2662

Categorias:Leão, Tiferet

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s