Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Cheia aos 14-15º de Libra e o filme O Labirinto do Fauno

SÍMBOLOS SABEUS 

Em 04 /04/2015 às 09h06 , momento culminante da Lua Cheia aos 14-15º no eixo Áries/Libra .

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

 “Caminhos Circulares   é o  símbolo referente à Lua Cheia de de  Libra  , signo do elemento AR- CARDINAL. 

Segundo  Dr. Marc Edmund Jones (The Sabian Symbols in Astrology, 1953) o símbolo pode ser sintetizado em uma única palavra: CONGRUÊNCIA e representa as   intermináveis repetições  de eventos  na vida pessoal, vivenciadas  em níveis cada vez mais profundos com consciência e realização. Cada jornada e todas as coisas retornam ao ponto de onde partiram …isto é,  tudo volta ao centro .

  • No aspecto positivo :  facilidade em  realizar autoajustes ou reorientações práticas quando a necessidade se apresenta;
  • No aspecto negativo :  tendência de pensar em círculos, obsessivamente ou de repetir  as mesmas experiências por dificuldade de aprendizado.

Enfim, esta Lua Cheia  é uma lua de  repetição de experiências . A grande oportunidade consiste em  perceber  em que momento esta  experiência começou e  que lições proporcionou. Se possível volte ao ponte de partida com uma nova qualidade.

A cruz cósmica CARDINAL, representando conflitos a serem vivenciados na jornada,   é formada pelos seguintes  símbolos: 

14-15 º  Libra Caminhos circulares – Tema: Roda da Vida. Foco : Repetição. Oportunidade: Acabar o que começou.  Risco:  Ficar preso em um circulo mental. 
14-15º Capricórnio Muitos brinquedos  na enfermaria de crianças  de um hospital  – Tema : Caminhando juntos. Foco : simpatia e altruísmo. Oportunidade: Mudar o foco da acumulação para a distribuição. Risco : Sentir pena de si mesmo.
14-15º  Áries Um índio tecendo um cobertor – Tema: Participação ativa. Foco : etnia, orgulho na mão de obra e auto expressão criativa. Oportunidade : Colocar talentos em prática em benefício de outras pessoas. Risco: Utilizar o trabalho como desculpa para evitar relacionamentos sociai e envolvimentos.
14-15º Câncer Um grupo de pessoas que comeu satisfação até se fartar – Tema:Satisfação. Foco: Excesso. Oportunidade: Saber a hora de parar. Risco:  Avidez.

Perceba que é a  mesma cruz cósmica vivenciada na Lua Cheia de Câncer . Naquela oportunidade  iniciamos a experiência  em  ÁGUA .   A dinâmica da  cruz se repete com uma outra qualidade, agora iniciada pelo elemento AR.  Para voltarmos ao centro , precisamos aprender a “comer até se fartar , orientando-nos pela fome física e não emocional”.

Mas o que os símbolos desta cruz cósmica CARDINAL  lhe sugerem? Talvez o filme O Labirinto do Fauno  lhe ajude a entender a interação dos mesmos e a superar obstáculos. 

Mas lembre-se é só uma referência. Procure achar o seu significado para estes símbolos.

FIXAÇÃO DO TEMA 

 E foi dito que a Princesa retornou ao reino de seu pai.
E que ela reinou com justiça e bondade por muitos séculos.
Que ela foi amada por seus súditos.
Que ela deixou para trás pequenos traços de sua passagem pelo mundo…
Visíveis apenas para aqueles que sabiam onde olhar.

Escolhi para fixação do tema o filme O Labirinto do Fauno  (El laberinto del fauno, título original)   Drama, 2006 (Espanha/México) , dirigido pelo Libriano  Guillermo del Toro  e ganhador de 03 Oscar em 2007: Melhor Direção de Arte, Melhor Cinematografia, Melhor Maquiagem.  O filme nos transporta para Espanha, 1944.

Os Geminianos   Ivana Baquero  ; Doug Jones, e o Capricorniano Sergi López interpretam Ofélia , Fauno/Homem Pálido  e Capitão Vidal, respectivamente.

 Sinopse: Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta. (fonte).

No filme conseguimos visualizar a interação dessa cruz cósmica de ritmo CARDINAL  que tem por característica a mudança de patamar.

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

Contexto Inicial: Segundo Astrologia Cabalística estamos na parte aérea de Binah, a Sefirá de Saturno, no alto da Coluna da Severidade.

Nestes primeiros cincos graus do segundo  decanato de Libra, o processo de compreensão é composto  pelas seguintes etapas : a) ver a realidade com outro olhos, b) sair do estado vivenciado c) deixar a criança entrar no jogo da nova experiência   d) refletir sobre a experiência vivenciada e e) sair da encruzilhada e  voltar à origem , mais maduro ,  com nova qualidade .

Parece-me que esta foi a trajetória de  Ofélia (origem grega = ajuda, socorro),  a Princesa do Reino Subterrâneo, Moanna ( = oceano profundo) , que decidiu emergir e viver as experiências humanas.

Para que Moanna volte ao Reino de seu Pai, diferenciada, precisa encarnar e  enfrentar alguns desafios : 

  • Primeiro desafio:  vivenciar o humanitarismo em um ambiente cruel, experiência que se inicia ao ir morar com o padrasto, o fascista Capitão Vidal , um homem ferido , cujo sadismo e violência são consequências da relação agressiva e abusiva de seus pais.  O símbolo de Capricórnio  – Muitos brinquedos  na enfermaria de crianças  de um hospital  representa este primeiro desafio;
  • Confronto:  Entre a fantasia e realidade, entre o humanitarismo e a arrogância violenta.  O símbolo de Áries  – Um índio tecendo um cobertor – por um lado, está representado  pelo Fauno (=destino) e por outro pela dura e cruel realidade  fruto do comportamento de seu  padastro, Capitão Vidal e 
  • Último desafio:  assumir o seu destino (=Fauno) e um papel ativo no grupo da qual faz parte para que todos desfrutem  do afeto com abundância. O símbolo de Câncer – Um grupo de pessoas que comeu satisfação até se fartar –  está representado  na busca de  um mundo melhor  e na possibilidade de oferecer a própria vida em prol deste objetivo. 

Gostei muito desta crítica  encontrada no  Omelete.

 Finalizando, eu  sugiro que cada um assista ao filme e perceba as relações que podem ser feitas com a própria vida, principalmente  se o eixo Áries/Libra   for evidente em seu Mapa Natal : é fundamental  prestar atenção nos insights!

Enfim … Este filme é apenas uma referência e não esgota o assunto. Outros poderão ser encontrados que expressem a interação dos símbolos. 

Orientações Sabianas  para o mês acesse  Revistas Em Condomínios. 

Vamos descobrir o seu filme? Acesse aqui.

Sonia Beth

sobeh@terra.com.br

(11) 9.5210-2662

Fonte de Pesquisa :
JONES, Marc E. – The Sabian Symbols in Astrology -1993 – Aurora Press
KAST, Verena – A Ansiedade e Formas de Lidar com ela nos Contos de Fadas  – 2006 – Paulus

Categorias:Binah, Libra

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s