Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Cheia aos 09-10º de Capricornio e o filme Intocáveis

SÍMBOLOS SABEUS  

O mês de Câncer inicia-se   com a Lua Nova aos 25-26º de Gêmeos  (ritmo mutável ) e com  a sementinha da parada temporária ou definitiva para germinar : Oportunidades para parar, purificar, verificar outras alternativas e optar.  Veja Lua Nova aos 25-26º de Gêmeos  e  o filme Ida. 

MApa

Clique na imagem para ampliá-la

Passaram-se, quinze dias, a sementinha germinou e chegou o momento da floração em Capricórnio  (TERRA – CARDINAL): 01/07/2015 às 23:20  (horário de Brasília), Lua Cheia aos 09-10º  no eixo Câncer/Capricórnio. 

Lua/Plutão, Sol/Marte sugere, energia,  controle e  estratégia.  Rainha e Rei se veem um no outro e antes de perceberem que estão frente a um espelho, cada um puxa a sardinha pro seu lado. O Nodo Norte em Libra dá o tom: sejam gentis um com o outro.

Fazendo oposição ao Rei do Dia , a Rainha da Noite , estratégica,  se encontra em melhores condições: comanda-o   entre amigos,   embora  exagere em suas tarefas de cuidadora e maternagem. 

Dane Rudhyar (1895-1985)  ao escrever sobre Os Dons do Espírito em 1945, aponta o caminho da superação   através do exercício de conhecer o próprio lugar  dentro do coletivo (Câncer)  e deixar-se  impregnar  por uma nova qualidade espiritual  que contagie pelo exemplo à revelia das instituições sociais ou religiosas  (Capricórnio).

cabalistico

Clique na imagem para ampliá-la

Segundo a Astrologia Cabalística estamos em  Chochmah , s Sefirá de Urano, no alto da Coluna da Misericórdia  da Árvore da Vida , onde a inteligência espiritual é atributo essencial para resolver qualquer problema que foge ao entendimento racional do momento. Somos compelidos a  buscar novos caminhos e respostas , exercendo a nova ordem e contagiando  a partir do exemplo.  Cultivar alegria e brincar são atitudes  fundamentais.

 “Um albatroz sendo alimentado por uma mão.  ” é o  símbolo que corresponde ao grau desta Lua  Cheia de Capricórnio .  

Que tal alimentar uma ave  marinha, não doméstica, com as próprias mãos? Você consegue perceber algum relacionamento desafiador   que necessite de alimentação e adaptação?

 Segundo  Dr. Marc Edmund Jones (The Sabian Symbols in Astrology, 1953) ,    ALIMENTAR    é uma  palavra-chave para este símbolo  que representa amabilidade e bondade para com os outros , ou seja, praticar a regra áurea : fazer aos outros o que que quer os outros façam para você.

  • No aspecto positivo: exemplo de amabilidade e capacidade de extrair o melhor que há nas outras pessoas;
  • No aspecto negativo: tendência  a   incapacitar  devido a uma bondade ou proteção extremada. 

A cruz cósmica CARDINAL  desta lunação é formada pelos seguintes símbolos:

09-10 º  Capricórnio  Um albatroz sendo alimentado por uma mão  – Tema : A Regra de Ouro . Oportunidade: Ser generoso com os outros, com o próprio tempo e  recursos. Risco: Ser excessivamente bondoso o que  estimula as pessoas à dependência. 
09-10 º  Áries Um homem ensinando novas formas para velhos símbolos  – Tema : Atualização  – Oportunidade: Ser criativo, inovador e atento. Algo que possa ser visto ou ouvido  pode ser a chave para a resolução de mistérios.  Risco :  tendência a fechar os olhos para tudo que , à priori, não faz sentido.
09-10 º  Câncer Um grande diamante não completamente lapidado   –Tema: Promessa escondida  Oportunidade: Encontrar a promessa escondida ,  habilidades e talentos em refinamento.  Risco: tendência a julgar as coisas pela aparência.
09-10º  Libra Uma canoa se aproximando com segurança em águas perigosas  – Tema: Competência   Oportunidade: Encontrar o curso correto da ação.  Risco : tendência a depender de outras pessoas que venham lhe resgatar da própria idiotice.

Mas o que os símbolos desta cruz cósmica CARDINAL   lhe sugerem? Talvez o filme INTOCÁVEIS      lhe ajude a entender a interação dos símbolos. 

A mesma cruz cardinal também é dramatizada no filme  Sociedade dos Poetas Mortos. Neste  caso, a dinâmica inicie-se por Áries, o signo  que representa o Fogo Elétrico : o novo que enfrenta a rigidez das organizações sociais e familiares. 

Assista aos filmes e procure prestar atenção aos insights que surgem , ou então, se optar pela via racional, perceba nas atitudes que permeiam os atos. Assim, poderá se aproximar da sua realidade, se for o caso. 

 

FIXAÇÃO DO TEMA 

” É exatamente isso que eu preciso, alguém que não tenha pena de mim “(Philippe)

  Escolhi para fixação do tema o filme  INTOCÁVEIS     (INTOUCHABLES,título original)   Comédia Dramática  , 2011 (França ) , dirigido por  Éric ToledanoOlivier Nakache. Estamos em Paris.

 Sinopse: Philippe (François Cluzet), um refinado multimilionário tetraplégico francês, precisa de um auxiliar de enfermagem para o auxiliar nas suas atividades rotineiras. O contratado é Driss (Omar Sy), um senegalês radicado nos subúrbios de Paris, que acaba de cumprir uma pena de seis meses de prisão e que não tem qualquer formação para o cargo, porém Driss de uma forma um tanto “errada” faz Phillippe ter prazer pela vida novamente. (fonte

Fica bem clara a interação dos símbolos  nesta dramatização  onde   Philippe (=origem grega  = amigo de cavalos) e Driss  (=origem árabe  = estudo, ou senhor brilhante) formam o eixo Capricórnio/Câncer: o albatroz sendo alimentado e o diamante não lapidado.  Para  atingir  a eficiência (Libra) ,  é preciso vencer o desafio de aceitar o novo e o que está fora do senso comum ( Áries)

Finalizando, eu  sugiro que cada um assista ao filme e perceba as relações que podem ser feitas com a própria vida, principalmente  se o eixo  CÂNCER/CAPRICÓRNIO    for evidente em seu Mapa Natal . Aliás , Câncer é o ascendente de Philippe. Veja o mapa natal aqui.

Enfim … Este filme é apenas uma referência e não esgota o assunto. Outros poderão ser encontrados que expressem a interação dos símbolos.

Orientações Sabianas  para o mês acesse  Revistas Em Condomínios.

Vamos descobrir o seu filme? Acesse aqui.

Fonte de Pesquisa :

JONES, Marc E. – The Sabian Symbols in Astrology -1993 – Aurora Press
RIOS, Ana L. – Oráculo Astrológico – 2011 – Pensamento
ROCHE, Diana E. – The Sabian Symbols – 2010- Astrology Classics.
RUDHYAR, Dane – Triptico Astrológico – 1995- Pensamento 

Sonia Beth Alves
sobeh@terra.com.br
(11) 9.5210-2662

Categorias:Capricórnio, Chochmah

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s