Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Nova aos 23-24º de Câncer e o filme A Praia

SÍMBOLOS SABEUS  

 Lua Nova aos 23-24 º de  Câncer    em 15/07/2015 às 22:25  (horário de Brasília), anunciando o mês de Leão. O Ascendente em Peixes  e trígono com Saturno® em Escorpião, reforçam  o tom fleumático   do mês de Leão, devido a perdas ou limitações. É bom manter a calma , mesmo em situações difíceis.

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

É um momento que não deve passar em branco, uma vez que a Lunação se encontra entre três conjunções : Lua/Mercúrio e Lua/Marte que a antecederam e Mercúrio/Marte que a sucede. 

A Lunação tem por senhores, Mercúrio que transita por Câncer e  a própria Lua  que se encontra combusta: Embora não apareça, a sua presença é muito forte, as emoções podem comandar o processo!

Quem é o Arauto que fala pela Rainha?  O que defende em nome da família, da pátria ou da segurança? 

As  conjunções  Lua/Mercúrio (12-13º de Câncer)  e Lua/Marte (13-14º de Câncer)   nos levam aos símbolos  “Uma mão levemente flexionada e um polegar proeminente” e “ Um velho homem  diante de um espaço escuro voltado para o nordeste” e indicam que  a Lunação foi amparada pela frutificação do amor através da  determinação e da confiança  no  mar tranquilo e escuro que representa a sustentação oculta  presente no Universo. Porém  como Marte se encontra presente é  preciso controlar a ansiedade e ter  coragem  para penetrar no desconhecido.

Logo após a lunação  ,  Mercúrio e Marte se aproximam e culminam a conjunção  aos 14-15º de Câncer  (símbolo : Um grupo de pessoas se excedem na alimentação  com satisfação )  criando um campo onde satisfação e altruísmo se complementam. Recomenda-se cuidar para não cair em  compulsões e  obsessões.  

Em todos estes ciclos temos a oposição de Plutão ® que  simboliza a chegada de um momento  em que o velho e o estagnado é derrubado  por forças incontroláveis – com sedução ou obsessão e violência –   para que haja libertação e possibilidade de construir um novo caminho.

Urano (outro indicador de forças incontroláveis ) em Áries também participa da lunação com elevada carga de eletricidade e impulso para a libertação. De repente, tudo pode mudar.

Haja o que houver nos próximos 29 dias (ciclo da Lua) , relaxe e  desfrute  da viagem interior rumo ao  Paraíso. A Lunação do  ano astrológico iniciado em Março, aconteceu em Peixes, lembra-se?  Concentração e foco são fundamentais para superar os conflitos do mês de Leão. Para relembrar clique aqui .

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

Para a  Astrologia Cabalística estamos em  Chessed   ,  Sefirá localizada na Coluna da Misericórdia, esfera do desejo de compartilhar com alegria e do amor incondicional , onde as ideias abstratas começam a ser concretizadas. O anjo protetor é Melahel  cuja conexão  cria proteção e confiança nas viagens físicas e não-físicas. Veja aqui.

Dom do Espírito para Câncer : Conhecer o seu lugar – Dane Rudhyar (1895-1985) em 1945 ao escrever sobre Os Dons do Espírito, menciona que para  as pessoas tipicamente Cancerianas combater o medo de ser esmagadas pelo coletivo, é preciso  reconhecer o seu lugar  e compreender  que tem  um lugar e função definidos  na sociedade ou no grupo ao qual pertence.  Faltando   essa segurança interior,  tendem a  se apegar teimosamente, com suas pinças,  ao individualismo, velhos padrões e posses pessoais. 

UMA MULHER E DOIS HOMENS OLHANDO PARA O SUL NUMA TERRA ILUMINADA PELO SOL   é o  símbolo correspondente ao grau desta  Lua Nova de Câncer   signo do elemento  ÁGUA   – CARDINAL  um signo que sinaliza novos começos e  procura de estabilidade emocional. “É no solstício de Verão (Câncer) que os ocasos do Sol passam a ocorrer mais para o Sul.” (Rudhyar, 1945/1995).

Segundo  Dr. Marc Edmund Jones (The Sabian Symbols in Astrology, 1953) é um símbolo que fala de tomada de decisões e que  pode ser sintetizado na palavra COMEÇO.  Mediação e necessidade de  balancear interesses  entre a emoção, mental e físico (uma mulher e dois homens)  em um contexto de paixão, libido, liberdade e falta de restrição (Sul).

  • No aspecto positivo:   competência organizacional  e especial habilidade para ganhar confiança  de outros, demonstrando potencial para lidar com o que lhe é apresentado.
  • No aspecto negativo :  dependência  ou tendência de se sentir desamparado sem o suporte de outras pessoas.

 A cruz cósmica cardinal l desta lunação é formada pelos seguintes  símbolos:

23-24º de    Câncer UMA MULHER E DOIS HOMENS OLHANDO PARA O SUL NUMA TERRA ILUMINADA PELO SOL  Tema : Estar preparado . Oportunidade:  Demonstrar competências e habilidades  para o que se apresenta,   Risco:  Ser controlado pelas emoções. 
23-24º de Libra UMA TERCEIRA ASA NO LADO ESQUERDO DE UMA BORBOLETA    – Tema: Exclusividade – potencial ilimitado no homem e em seu mundo. Oportunidade: Capitalizar peculiaridades   Risco:  rejeitar o que não atinge o próprio grau de perfeição ou supervalorizar algo só porque é raro.
23-24º   de Capricórnio UMA MULHER ENTRANDO NUM CONVENTO  – Tema: Recuo. Oportunidade: aprender a ter tempo para si mesmo, reservando espaço para descanso ou meditação.  Risco: ter medo de viver.
23-24º de   Áries UMA JANELA ABERTA E UMA CORTINA QUE ASSUME A FORMA DE UMA CORNUCÓPIA   – Tema: Reciprocidade. Oportunidade: Ser generoso, esperar o melhor e consegui-lo. Risco: ser arrogante, necessidade de exibir  posses a quem menos possui.

 Mas o que os símbolos desta cruz cósmica CARDINAL   lhe sugerem? Talvez o filme  A PRAIA     lhe ajude a entender a interação dos mesmos e a superar obstáculos. 

Assista ao filme, procurando  prestar atenção nos insights ou então, se optar pela via racional,  nas atitudes que permeiam os atos. Assim, poderá se aproximar da sua realidade, se for o caso.

Mas lembre-se este filme é apenas um exemplo de dramatização dos símbolos em questão. Procure achar o seu  próprio  significado para estes símbolos.

 

FIXAÇÃO DO TEMA

 

E eu ainda acredito no Paraíso. Mas pelo menos agora sei que não é um lugar que você procura, porque não é aonde  você vai … É como você se sente  no momento da sua vida, quando faz parte de alguma coisa…E se  encontra este momento, ele  é eterno!” (Richard).

Escolhi para fixação do tema o filme A Praia   (título original: The Beach ) Drama/Aventura  ,   2000   (Reino Unido / EUA ) , dirigido pelo Libriano Danny Boyle   . Estamos na Tailândia, Bancoc e Ilhas Phi Phi. O filme tem por base o romance A Praia de Alex Garland (Rocco, 1999).

 Os  Escorpianos Leonardo DiCAprio e Virginie Ledoyen  interpretam Richard e Françoise, o Ariano Guilhaume Canet, Étienne .

Sinopse: Richard, (Di Caprio) um jovem turista americano, está prestes a arriscar sua vida em busca de uma coisa: aquela sensação de êxtase que só pode ser encontrada numa super aventura. Mas em uma praia secreta, ilusoriamente perfeita, ele logo irá descobrir que conforme o nível de intensidade sobe e os riscos aumentam, os desejos ficam mais fortes… e o perigo aumenta. Co-estrelando a fantástica Virginie Ledoyen, esta fantástica aventura explora os perigos escondidos e os lugares obscuros que estão à espreita nas portas do paraíso. (fonte).

Richard ( = versão inglesa de origem germânica  = príncipe forte, corajoso), Françoise (=-versão francesa de origem germânica = francesa livre) e Étienne (versão francesa de origem latina = o coroado) se conhecem em Bancoc e decidem   viajar para o sul, à procura d e uma praia paradisíaca, indicada por Lino (Patolino). É Richard que entra em reclusão  ou amadurecimento, possibilitando  posteriormente  que todos retornem  com liberdade e em clima de  reciprocidade. 

Qual o  seu entendimento sobre o filme? O espaço Comentários está à sua disposição.

Finalizando, eu  sugiro que ao assistir ao filme , procure relaxar , deixando livre o caminho para insights  e  perceba as relações que podem ser feitas com a própria vida, principalmente  se o eixo CÂNCER/CAPRICÓRNIO     for evidente em seu Mapa Natal . 

Este filme é apenas uma referência e não esgota o assunto. Outros poderão ser encontrados que expressem a interação dos símbolos. 

Um abraço e  ótimo mês de Leão a todos.

Orientações Sabianas  para o mês acesse  Revistas Em Condomínios. 

Vamos descobrir o seu filme? Sim, eu sei que filme é filme e sua vida é sua vida. Mas através de um filme você pode descobrir  coisas muito importantes,  tais como a  atitude ou valor que estão subjacentes a  suas escolhas. Topas? Acesse aqui. 

Fonte de Pesquisa : 

JONES, Marc E. – The Sabian Symbols in Astrology -1993 – Aurora Press
MECLER,  Ian – A  força – O poder dos anjos da Cabala – 2009 – Record.
PRAMAD,  Veet – Curso de Tarô e seu Uso Terapêutico – 2011 – Madras.
ROCHE, Diana E. – The Sabian Symbols – 2010- Astrology Classics.
RUDHYAR, Dane – Triptico Astrológico – 1995- Pensamento

Categorias:Câncer, Chessed

Tags:, ,

6 respostas

  1. Olá, Sonia!
    Não tem nenhum outro filme que possa indicar com o mesmo tema?
    Abçs

  2. ADORO seus posts,Obrigada! 

Trackbacks

  1. Lua Cheia aos 07-08º de Aquário e o filme Feira das Vaidades | Astrologia e Cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s