Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Cheia aos 04-05º de Aries e o filme Viva a Liberdade

SÍMBOLOS SABEUS  

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

Após a Batalha dos Cinco Exércitos (Lua Nova em Peixes)  chegou a hora de reorganizar o que restou: diversidade na unidade, é a ordem! Este é o primeiro passo para  que o masculino  se reergua nos próximos 06 meses (Lua Nova em Virgem). O mês de Libra inicia-se com a Lua Nova aos 20-21º  de Virgem   (TERRA – MUTAVEL) , com eclipse solar – parte dos raios solares foram ocultados pela posição da Lua.

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

Passaram-se quinze dias, a sementinha germinou e chegou o momento da floração em ARIES (FOGO-CARDINAL): 27/09/2015 às  23:50  (horário de Brasília), Lua Cheia aos 04-05 º   no eixo ÁRIES/LIBRA. Novamente um eclipse, agora  Lunar. A posição do Sol não nos permite ver a Lua.  

Em Setembro de  1996, um eclipse lunar aconteceu neste mesmo grau de Áries. Este ano lhe diz alguma coisa?

O eixo ARIES/LIBRA  , segundo Emma Mascheville é o eixo da Força Criadora e significa  encontrar o equilíbrio recíproco entre a ação do EU e o direito do TU. Enquanto o Rei do dia (Sol)  harmoniza, medita ,mede e aprende a impor-se e a agir,   a Rainha da Noite (Lua),  usa  a energia, iniciativa , incentiva a luta  e aprende a ceder.  Conforme  Dane Rudhyar, para a superação do confronto ARIES/LIBRA  são oferecidos  Adaptabilidade   para Áries   e  Desembaraço para Libra.

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

 De acordo com  a Astrologia Cabalística estamos em  Chochmah  , a Sefirá de Urano  na coluna da direta da Arvore da Vida – A Coluna da Misericórdia. Chochmah representa a dimensão alcançada por muito poucas pessoas , que conseguem , por curtos espaços de tempo anular o ego e sentir a liberdade total . Isto é bom ou ruim? Depende do contexto, não?

Temos então Lua em  Aries  em oposição ao Sol, Mercúrio, Lilith e Cabeça do Dragão em Libra  que são indicadores de  intuição muito forte,  criatividade, inovação,  ideias originais e também dificuldades de autocontrole, instabilidade e desequilíbrio.   A correção  encontra-se no campo das faculdades  intelectuais e psíquicas.

“Um triângulo com asas ” é o  símbolo que corresponde ao grau desta Lua  Cheia . Podemos entender o símbolo do  triangulo como a união de três dimensões humanas, tais como, pensar, sentir e agir. As asas representam levesa que só podem ser acionadas  quando não há apego de qualquer espécie.

Enfim,  o antídoto estaria na possibilidade de dar um parada para observar se pensamentos, sentimentos e ações  estão integrados ; desatar os laços  (ou nós) do apego para poder voar e ver a situação sob uma perspectiva mais elevada. 

 Segundo  Dr. Marc Edmund Jones (The Sabian Symbols in Astrology, 1953)   , o símbolo pode ser sintetizado pela palavra  ZELO .  É um símbolo que fala da capacidade exitosa de um individuo em se manter  fiel a si mesmo , agindo de acordo com o próprio ser. Um individuo que consegue integrar emoção, razão e corpo e se iluminar.  A ênfase se encontra no  entusiasmo ou gosto pela vida, em outras palavras, no fogo da paixão, recusando-se a aceitar qualquer limitação.

  • No aspecto positivo: visão positiva da vida; tendência a ver a vida em termos de possibilidades, em vez de realidades.
  • No aspecto negativo: dissociação; desejo de escapar das realidades práticas da  vida através de fantasias.

 A cruz cósmica CARDINAL   desta lunação é formada pelos seguintes símbolos: 

04-05º Áries UM TRIÃNGULO COM ASAS Tema: Entusiasmo Oportunidade: Manter uma atitude positiva, sendo fiel a si mesmo Risco: Julgar pessoas ou fatos  prematuramente e  deter-se na limitações.
04-05º Câncer    UM AUTOMÓVEL DESTROÇADO POR UM TREM  (Momento de risco) –  Tema: Perceber quando deve parar.  Oportunidade: Ficar no controle das situações e não se permitir ser pressionado por prazos artificiais ou autoimpostos     Risco: Esquecer que a primeira obrigação é consigo mesmo.
 

04-05º Libra

UM HOMEM ENSINANDO A VERDADEIRA SABEDORIA INTERIOR  Tema : Congruência   Oportunidade: Ouvir cuidadosamente o próprio coração e dar maior importância aos atos que palavras. Risco: Empolgar-se com si mesmo, dando-se muita importância.
04-05º Capricórnio   ÍNDIOS REMANDO UMA CANOA EFETUANDO UMA DANÇA GUERREIRA    – Tema: Mobilização Oportunidade: Tomar atitude antes que a situação esteja completamente fora de suas mãos.  . Risco: Ser reativo, retaliar.

 Mas o que os símbolos desta cruz cósmica CARDINAL     lhe sugerem? Talvez o filme VIVA A LIBERDADE     lhe ajude a entender a interação dos símbolos. 

Procure prestar atenção aos insights ou então, se optar pela via racional, preste atenção nas atitudes que permeiam os atos. Assim, poderá se aproximar da sua realidade, se for o caso.

Mas lembre-se é só uma referência. Procure achar o seu significado para estes símbolos.

 

 FIXAÇÃO DO TEMA 

 “Paixão: uma palavra  chave não só na política, mas também na vida”(Giovanni Ernani)

 Escolhi para fixação do tema o filme  Viva a Liberdade   (Viva La Libertà)    Comédia, 2013 (Itália ) , dirigido pelo Capricorniano Roberto Andò . Estamos  na Europa , especificamente  Itália e França.  

O Aquariano Toni Servillo interpreta os irmãos gêmeos  Enrico Olivero e Giovanni Ernani.

 

Enrico  (=nome italiano = variante de Henrique = governante da casa) um senador italiano  encontra-sem entusiasmo, sem paixão (Áries)   frente ao descontentamento do partido e dos eleitores  e resolve se  esconder na França;

Para evitar um escândalo, Giovanni (= nome italiano  = variante de João = graça e misericórdia de Deus)   é convidado a substituir o irmão gêmeo,  e ao aceitar, reacende a paixão do partido e dos eleitores  ao se expressar com liberdade e  sabedoria interior  (Libra);

Como ocorre esta mudança e para quê? Não permitindo  que os  interesses pessoais sejam esmagados pelos interesses coletivos (Câncer)  ;  para que  se restabeleça   o fogo da paixão,  tomada de  atitude e volta à  dança guerreira (Capricórnio).

Parte das reflexões que Viva a Liberdade estimula, para além do campo psicológico, está no espelhamento entre extremos da prática política. De um lado, estão os profissionais guiados pelo instinto da própria sobrevivência. Do outro, os inflamados pelo sonho utópico e coletivo – vistos como ingênuos ou malucos, conforme o ponto de vista. (fonte)

Podemos também dizer que Enrico dá vida aos deus grego Apolo e Giovanni, a Dionísio. Veja aqui.

Filme Completo

Finalizando, eu  sugiro que cada um assista ao filme e perceba as relações que podem ser feitas com a própria vida, principalmente  se o eixo ARIES/LIBRA       for evidente em seu Mapa Natal .

Enfim … Este filme é apenas uma referência e não esgota o assunto. Outros poderão ser encontrados que expressem a interação dos símbolos.

Orientações Sabianas  para o mês acesse  Revistas Em Condomínios.

Fonte de Pesquisa:

ALON, Yair e BOCCIA, Maria L. – Astrologia da Cabalá – Teoria e Prática.
JONES, Marc E. – The Sabian Symbols in Astrology -1993 – Aurora Press
MASCHEVILLE,  Emma C . – Luz e Sombra – Elementos Básicos da Astrologia, 1999, Editora Teosófica.
MECLER, Ian – O poder da realização da Cabala , 2011 – Record.
ROCHE, Diana E. – The Sabian Symbols – 2010- Astrology Classics.
RUDHYAR, Dane – Triptico Astrológico – 1995- Pensamento 

Sonia Beth Alves
Serviços Disponíveis 
sobeh@terra.com.br
(11) 9.5210-2662

Categorias:Áries, Chochmah

Tags:,

3 respostas

Trackbacks

  1. Apolo e Dionisio no filme Viva a Liberdade | Sinapses
  2. Lua Nova aos 19-20º de Libra e o filme Um pouco de fé | Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema
  3. Lua Nova aos 19º de Escorpião e o filme Papagaio no Ar. | Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s