Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Nova aos 19-20º de Libra e o filme Um pouco de fé

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

 SÍMBOLOS SABEUS  

 Lua Nova aos 19-20 º de  Libra  em 12/10/2015 às 21:05  (horário de Brasília), anunciando o mês de Escorpião . A sementinha cósmica deste mês traz o potencial  da sabedoria e conhecimento espiritual, ou seja, do fio dourado que ocultamente tece as nossas vidas. 

Vênus em trânsito por Virgem é que comanda  o mês. Dilúvios internos e externos são indicações de  Vênus inundada por Netuno® em Peixes (oposição).   Saturno  em Sagitário, dificulta qualquer processo de  criação ,  relacionamento ou troca. Para acabar com confusões mentais ou emocionais são  recomendadas meditações, praticas espirituais ou artísticas . É preciso vencer o medo que paraliza, canalizando as energias e evitando distrações,  para atingir os objetivos propostos. 

Enfim: Após a Batalha dos Cinco Exércitos (Lua Nova em Peixes)  chegou a hora de reorganizar o que restou:

  • observando cuidadosamente e  valorizando a qualidade de cada parte (Lua Nova em Virgem)
  • Mantendo o fogo da paixão pela vida (Lua Cheia em Áries)
  • Tendo fé  no fio de ouro oculto que tece as nossas vidas (Lua Nova em Libra).

    Clique na imagem para ampliá-la

    Clique na imagem para ampliá-la

Para a  Astrologia Cabalística estamos em  Binah   ,  Sefirá localizada no alto da Coluna da Severidade , a coluna da restrição ou julgamento.  Binah está  ligada ao recebimento (útero cósmico) e ao lado intelectual,  onde se processa racionalmente   a sabedoria recebida de  Chochmah e onde se vê a vida e as coisas do espírito. Entusiasmo e alegria é a ordem para o momento.  

 Ieiazel é o anjo protetor  cuja conexão  combate o pânico,  estado de desconexão com a luz. Faz parte da missão deste  anjo ajudar a humanidade libertar-se de  angustias. Veja aqui.

Dane Rudhyar ,  ao escrever sobre Os Dons do Espírito (1945) ,  menciona que  o DESEMBARAÇO  é o  Dom do Espírito oferecido  para  as pessoas tipicamente Librianas para que possam superar as dificuldades. Menciona ainda que a palavra ‘desembaraço”  é rica de profundos significados e pode ser   entendida por  “ a sensação de estar sendo acionado  por uma vida maior que abrange  e contém todos os componentes de uma situação, ou de uma relação de que fazemos parte”.

O desembraço é a expressão de uma relação totalmente aceita, sem os  fantasmas do ontem, resistência , medo ou  reservas mentais. Assim as pessoas tipicamente Librianas poderão se relacionar com a vida da mesma forma que um bailarino se relaciona com tablado : conduzido  pelo SELF ao invés do  EGO.

 “UM RABINO JUDEU    ” é o  símbolo correspondente ao grau desta  Lua Nova de Libra    signo do elemento  AR-CARDINAL , inicio de uma nova estação.

O elemento AR está  relacionado  com o mundo mental e espiritual para o  qual a atividade cerebral  e de  comunicação são extremamente importantes.  Estamos no segundo decanato de Libra, onde o contexto Libriano é puro sem nuances de Virgem ou Escorpião e se encontra em constante dinamismo em busca do novo , conquistas e projetos. A estagnação em Libra  leva à insatisfação.

Segundo  Dr. Marc Edmund Jones (The Sabian Symbols in Astrology, 1953) o símbolo pode ser sintetizado na  palavra HERANÇA   . É um símbolo que fala em eficácia em ajudar os outros a entender valores eternos ou imortais. A imagem de um rabi simboliza ensinamentos religiosos, tradição espiritual e sabedoria. A ênfase recai na responsabilidade de um grupo.  Cada indivíduo  ou grupo dedicado  aos ideais  mais elevados  se transforma  em um canal ou instrumento  para as aspirações de toda a humanidade. 

  • No aspecto positivo:  extraordinário capacidade de insights , visão  e determinação para construir sobre as conquistas de gigantes do passado; 
  • No aspecto negativo :  egocentrismo , presunção intelectual  ou atitude de ser  melhor que os outros.

A cruz cósmica  CARDINAL    desta lunação é formada pelos seguintes  símbolos:

19-20º  de libra UM RABINO JUDEU   Tema : O fio de Ouro . Oportunidade:  Estar disponível  a estender a mão a quem necessita.  Risco:  Dar a impressão de que é superior ou melhor do que as outras pessoas. Pregar ao invés de ensinar.
19-20º  de Capricórnio UM CORO CANTANDO ESCONDIDO  Tema: Resolução.  Oportunidade: Ouvir com o terceiro ouvido; prestar atenção em mensagens subliminares.   Risco: Fugir dos problemas,  ou fechar os olhos para a verdade.
19-20º   de Áries UM JOVEM DANDO COMIDA AOS PÁSSAROS NO INVERNO Tema: Consciência social   –  Oportunidade: Ajudar , sem  interferir. Distinguir o que é necessário do que é pedido. Risco:  Envolver-se por dificuldade de dizer ‘NÃO”  ou por temer  a ira de outra pessoa. 
19-20º  de Câncer GANDOLEIROS FAZENDO UMA SERENATA   Tema: Elevado romance.  Oportunidade: usar a imaginação e apelar ao coração. Risco: Decidir baseando-se somente na simpatia.

Mas o que os símbolos desta cruz cósmica CARDINAL   lhe sugerem? Talvez o filme  UM POUCO DE FÉ    lhe ajude a entender a interação dos mesmos e a superar obstáculos. 

Assista ao filme, procurando  prestar atenção aos  insights ou então, se optar pela via racional,  nas atitudes que permeiam os atos. Assim, poderá se aproximar da sua realidade, se for o caso. 

Mas lembre-se este filme é apenas um exemplo de dramatização dos símbolos em questão. Procure achar o seu  próprio  significado para estes símbolos. 

FIXAÇÃO DO TEMA

“Escolher acreditar em algo maior que você mesmo é o que torna a jornada da fé  tão desafiadora e ainda mais valiosa. (Mitch)”

 Escolhi para fixação do tema o filme  UM POUCO DE FÉ     (Have a Little Faith )   Drama    2011   (EUA  ) , dirigido pelo Escorpiano  Jon Avnet. Estamos  nos Estados Unidos. Adaptação do livro  Tenha um pouco de fé de Mitch Albom.

O Libriano Bradley Whitford interpreta  Mitch Albom, o Geminiano  Martin Landau, o rabino e o Leonino Laurence Fishbur, o pastor.

Sinopse: “O jornalista e cronista esportivo Mitch Albom recebe do rabino Albert Lewis, com 82 anos, o pedido para fazer seu tributo (exéquias), coisa que ele nunca fez e nunca pensou em fazer, entretanto, Mitch não se sente digno, especialmente porque ele já não é um judeu praticante e, pois ele se casou com uma cristã, no entanto, Lewis acredita que Mitch é o único que possa faze-lo, após ouvir o discurso de lançamento do seu último livro está convencido disso. Mitch passa a visitar o rabino nos fins de semana e numa dessas visitas conhece Henry Covington, um ex-traficante e ex-dependente químico que se tornou pastor e agora tenta manter em Detroit uma igreja em ruínas e um projeto de assistência a moradores de rua.(fonte) 

A ampliação de consciência de Mitch passa pelo eixo  Libra – Aries : O encontro e a caminhada  junto ao Rabino em busca de respostas,  o auxilia a desenvolver o senso de responsabilidade comunitária e a arte de ajudar  com bom senso e sem interferência no destino alheio.  Mas para isto, precisa perceber que há algo superior a si  mesmo  – um coro oculto – (Capricórnio) para chegar a  ser um  gondoleiro do amor , unindo dois mundos aparentemente diferentes através da imaginação e do sentimento (Câncer).

Filme completo

Finalizando, eu  sugiro que ao assistir ao filme , procure relaxar , deixando livre o caminho para insights  e  perceba as relações que podem ser feitas com a própria vida, principalmente  se  for uma pessoa com fortes características Librianas.

Este filme é apenas uma referência e não esgota o assunto. Outros poderão ser encontrados que expressem a interação dos símbolos. O espaço Comentário está à sua disposição. 

Espero ter contribuído  para o entendimento , germinação e crescimento da sementinha desta Lua Nova em Libra.

Um ótimo mês de Escorpião a todos. 

Orientações Sabianas  para o mês acesse  Revistas Em Condomínios.

  • Fonte de Pesquisa :
  • ALON, Yair e BOCCIA, Maria L. – Astrologia da Cabalá – Scortecci Editora, 2010.
  • JONES, Marc E. – The Sabian Symbols in Astrology -1993 – Aurora Press
  • MECLER , Ian – O Poder de Realização da Cabala , Rio de Janeiro, Record, 2011
  • ROCHE, Diana E. – The Sabian Symbols – 2010- Astrology Classics.
  • RUDHYAR, Dane – Triptico Astrológico – 1995- Pensamento

Sonia Beth Alves
Serviços Disponíveis 
sobeh@terra.com.br
(11) 9.5210-2662

Categorias:Binah, Libra

Tags:

7 respostas

Trackbacks

  1. Lua Cheia aos 03-04° de Touro e o filme Kumiko, a Caçadora de Tesouros. | Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema
  2. Lua Nova aos 19º de Escorpião e o filme Papagaio no Ar. | Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema
  3. Lua Cheia aos 03-04º de Gêmeos e o filme UM NATAL PARA RECOMEÇAR | Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema
  4. Lua Cheia Aos 03-04º de Câncer e o filme Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento | Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema
  5. Lua Nova aos 19-20º de Capricórnio e o filme Paz, Amor e Muito Mais | Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema
  6. Lua Cheia aos 03-04º de Leão e o filme Um Pobretão na Casa Branca | Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema
  7. Lua Cheia aos 03-04º de Virgem e o Filme Uma Lição de Amor | Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s