Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Cheia aos 03-04° de Touro e o filme Kumiko, a Caçadora de Tesouros.

SÍMBOLOS SABEUS  

Após a Batalha dos Cinco Exércitos (Lua Nova em Peixes)  chegou a hora de reorganizar o que restou (Lua Nova em  Virgem) .

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

O mês lunar  de Escorpião  inicia-se com a Lua Nova aos 19-20º de Libra (AR-CARDINAL)  e atinge o ápice  na Lua Cheia aos 03-04º no eixo TOURO/ESCORPIÃO em 27/10/2015 às 10:04 (Horário de Verão Brasileiro) 

Dentro deste processo, recebemos a sementinha cósmica da confiança no fio dourado oculto que tece a Vida e a possibilidade de buscar o pote de ouro , abrindo a mente e coração para as forças superiores , permitindo que o milagre atue na própria vida. 

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

O eixo TOURO/ESCORPIÃO  , segundo Emma Mascheville é o eixo da Matéria Criada , no qual   encontra-se  o equilíbrio da obediência  que aglomera   e da autoridade que organiza. Enquanto o Rei do dia (Sol)  exerce a autoridade, mantém o sangue frio diante da dor ,aprende a dominar os desejos e desperta as forças latentes,   a Rainha da Noite (Lua),  aceita o comando, agrada  , deseja , obedece para realizar  e conserva com amor o carinho o que conquistou.

Para a superação do confronto TOURO/ESCORPIÃO  em busca do equilíbrio ,  são oferecidos  Desapego para Touro e  Não – Identificação para Escorpião (Dane Rudhyar).

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

De acordo com  a Astrologia Cabalística estamos em  Guevurah , a Sefirá de Marte   na Coluna da esquerda  da Arvore da Vida, chamada Severidade. Aqui a Disciplina é fundamental,  para exercemos autoridade sobre nós mesmos e  dizer  “Não” a tudo que nos afasta da Luz.

Lua em  Touro  em oposição ao Sol em Escorpião  em Guevurah são indicadores de  força de vontade , iniciativa , agressividade, frieza e intolerância, sendo importante, portanto, cultivar a  compaixão e o desapego para que a vida seja mais doce.

“O POTE DE OURO DO ARCO-IRIS ” é o  símbolo que corresponde ao grau desta Lua  Cheia em  Touro, que segundo  Dr. Marc Edmund Jones (The Sabian Symbols in Astrology, 1953)    pode ser sintetizado pela palavra  FÉ  .

Trata-se de um símbolo que extrapola o conceito de  riqueza e prosperidade material:  a ênfase recai no pote de ouro enquanto incentivo  para aquele que quer alcançar o tesouro espiritual e  mantiver a confiança na tessitura da vida em si.

  • No aspecto positivo: prosperidade e felicidade como resultado natural de fidelidade espiritual e esforço pessoal;
  • No aspecto negativo: desapontamento e infelicidade como resultado de uma vida frívola e falta de compromisso com qualquer  finalidade  que valha a pena.

A cruz cósmica  FIXA    desta lunação é formada pelos seguintes símbolos:

03-04º Touro    O POTE DE OURO DO ARCO-IRIS – Tema: A promessa do tesouro. Oportunidade: Manter a esperança. Risco: Decepcionar-se ao se envolver com  esquemas de enriquecimento ou falsas promessas. 
03-04º Leão    UM HOMEM VESTIDO FORMALMENTE E UM CERVO COM SEUS CHIFRES DOBRADOS.  –  Tema: Comando . Oportunidade: Tomar o comando, mantendo  dignidade e equilíbrio.  Risco: Buscar aprovação para cada decisão a ser tomada.  
 

03-04 Escorpião

UM JOVEM SEGURANDO UMA VELA ACESA  –Tema Iluminação.    Oportunidade: Ouvir a voz interior e abrir-se para receber orientação superior.  Risco: Evitar proteger-se de perigos  inerentes ao ignorar   aspectos práticos da vida. 
03-04 Aquário   UM CURANDEIRO HINDU    – Tema: Realinhamento    – Oportunidade: Focar na situação como gostaria que fosse e manter esta imagem na consciência.  . “Risco: Gastar tempo e energia na tentativa de se livrar ou destruir o que você não gosta.

 Mas o que os símbolos desta cruz cósmica FIXA lhe sugerem? Talvez o filme KUMIKO, A CAÇADORA DE TESOUROS  lhe ajude a entender a interação dos símbolos, oportunidades e riscos. 

Procure prestar atenção aos insights ou então, se optar pela via racional, preste atenção nas atitudes que permeiam os atos. Assim, poderá se aproximar da sua realidade, se for o caso. 

Mas lembre-se é só uma referência. Procure achar o seu significado para estes símbolos. 

 

 FIXAÇÃO DO TEMA 

Você me leva ao tesouro? (Kumiko)

Escolhi para fixação do tema o filme  Kumiko, a Caçadora de Tesouros   ((Kumiko – The Treasure Hunter)    Drama, 2014  (EUA) , dirigido por  David Zellner  . Vamos até ao Japão e posteriormente  aos  Estados Unidos.

Entrevista com o diretor  clique aqui.

A Capricorniana Rinko Kikuchi, interpreta  Kumiko.

Sinopse : A japonesa Kumiko (Rinko Kikuchi) tem uma vida pacata e um tedioso emprego. Após encontrar o VHS do filme Fargo (1996) ela fascina-se pela história a ponto de estudá-lo meticulosamente. No filme há um mapa com a localização de uma maleta repleta de dinheiro. Acreditando nisso, Kumiko segue a trilha exposta no longa e vai atrás do pote de ouro (fonte).

A interação dos símbolos sugere a ampliação de consciência, partindo de um ponto focal material (Touro)  para um estado de iluminação espiritual (Escorpião) e voltando ao ponto focal diferenciado . Para que o processo se realize a contento é preciso acionar o  comando da própria vida e escolhas (Leão)  e chegar à cura, através do realinhamento  físico, mental e espiritual (Aquário).

O filme dramatiza a jornada de Kumiko , uma japonesa de 29 anos. Kumiko acredita que a única  maneira de mudar a própria vida é através do plano material. Assim, após assistir  Fargo, passa a caçar o tesouro enterrado por uma das personagens.

Sendo  psicose ou não, a jornada mostra a determinação encontrada nos signos fixos – Touro, Leão, Escorpião e Aquário  e de alguma maneira, fornece caminhos para a compreensão da  interação destes signos , segundo Símbolos Sabeus.   

Fiz uma aproximação entre a deusa grega Ártemis e Kumiko. Veja aqui 

Finalizando, eu  sugiro que cada um assista ao filme e perceba as relações que podem ser feitas com a própria vida, principalmente  se o eixo TOURO/ESCORPIÃO     for evidente em seu Mapa Natal .

Enfim … Este filme é apenas uma referência e não esgota o assunto. A única pretensão é oferecer possibilidades de  insights e se aproximar da compreensão dos respectivos símbolos, mostrando que os mesmos são vivenciados conforme o contexto , embora haja um núcleo de comportamento semelhante.  Outros filmes poderão ser encontrados que expressem a interação dos símbolos.

Orientações Sabianas  para o mês acesse  Revistas Em Condomínios.

Vamos descobrir o seu filme? Acesse aqui.

Fonte de Pesquisa:

ALON, Yair e BOCCIA, Maria L. – Astrologia da Cabalá – Teoria e Prática.
JONES, Marc E. – The Sabian Symbols in Astrology -1993 – Aurora Press
MASCHEVILLE,  Emma C . – Luz e Sombra – Elementos Básicos da Astrologia, 1999, Editora Teosófica.
MECLER, Ian – O poder da realização da Cabala
ROCHE, Diana E. – The Sabian Symbols – 2010- Astrology Classics.
RUDHYAR, Dane – Triptico Astrológico – 1995- Pensamento 

Sonia Beth
sobeh@terra.com.br
(11) 9.5210-2662

Categorias:Guevurah, Touro

Tags:, ,

3 respostas

Trackbacks

  1. Kumiko, uma Ártemis Japonesa | Sinapses
  2. Lua Nova aos 19º de Escorpião e o filme Papagaio no Ar. | Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema
  3. Lua Cheia aos 03-04º de Leão e o filme Um Pobretão na Casa Branca | Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s