Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Nova aos 19-20º de Capricórnio e o filme Paz, Amor e Muito Mais

ASPECTOS GERAIS 

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

Lua Nova aos 19-20º de Capricórnio em 09/01/2016 às 23:30 (Horário de Verão Brasileiro), iniciando o mês lunar de Aquário.  Saturno em trânsito por Sagitário ao lado de Vênus, comanda o casal.

É uma lunação que traz em seu bojo a dureza de Saturno e a suavidade de Vênus e  recentes contatos com os  deuses da mudança: Plutão, o deus do Subterrâneo e Urano, o Senhor das Mudanças repentinas – algo escondido sobe  à superfície e não é possível permanecer na mesma situação. É preciso mudar!

 “UM CORO CANTANDO ESCONDIDO ” é o símbolo correspondente ao grau desta Lua Nova em Capricórnio, signo do elemento TERRA que inicia uma nova estação (ritmo cardinal).

Estamos em fase de  reorganização (Lua Nova em Virgem) e   no momento,  é preciso ouvir a sinfonia da vida com o terceiro ouvido, ou seja, “a gente precisa de ouvidos novos, para ouvir música antiga”.

cabalistico

Clique na imagem para ampliá-la

Segundo a Astrologia Cabalística estamos  em Binah , na Coluna da Severidade, localizada no lado esquerdo da Árvore da Vida. A ideia-semente   recebida na Lua Cheia em Câncer, ainda na nossa cabeça, encontra-se germinando e  começa a  se manifestar.

Sol, Lua, Urano e Plutão em Binah , são indicadores de  racionalidade, determinação, intuição  pratica, criatividade inovadora, predisposição para revolução, preguiça mental ou habilidade para manipulações mentais.   

O anjo protetor desta lunação é Ieiael    cuja conexão remove as cascas da visão. Veja aqui.

Por sua vez, Dane Rudhyar, afirma que é oferecido às pessoas tipicamente Capricornianas o Dom Espiritual da  Integridade Pessoal (a cada um de acordo com a sua necessidade): “Todo tipo de homem capricorniano abriga em si um César Augusto – se não um Nero! –  em potencial. (…) Entretanto, por muito cego que esteja, o homem continua ansiando em suas profundezas por aquilo que nenhum modelo de organização social e nenhuma sociedade planejada pode oferecer: a compreensão clara por parte de todo indivíduo, e dentro de cada indivíduo, de sua identidade essencial, o que se poderia chamar de  senso de integridade pessoal , da qual também decorre  um senso de responsabilidade pessoal  e de destino individual.”

Parece-me  que fica mais clara a necessidade de se fazer a meditação para eliminar as cascas da visão, não? 

 SÍMBOLOS SABEUS 

UM CORO CANTANDO ESCONDIDO  é o símbolo correspondente ao grau desta Lua Nova em Capricórnio, signo do elemento TERRA  de ritmo CARDINAL.

Este símbolo faz parte da cruz cósmica cardinal que estudamos na Lua Nova de Libra, em Outubro de 2015.  Àquela oportunidade, a jornada se inicia em um signo do elemento AR  e nesta, em signo do elemento TERRA  pedindo pés no chão e eliminação das cascas da visão. Quem sabe, assim,  ouviremos  a sinfonia da vida  sendo orquestrada por trás do palco, não é mesmo?

Segundo Dr. Marc Edmund Jones (The Sabian Symbols in Astrology, 1953), trata-se de um m símbolo que fala sobre sinfonia cósmica de reconciliação e resolução de conflitos e alude à musica das esferas, ou da harmonia universal existente atrás de todas as manifestações, mesmo que sejam, aparentemente, dissonantes.  No nível pratico, alguma situação precisa ser corrigida, daí a importância estar atento a mensagens provenientes de algum grupo. Palavra-chave : Adoração. 

  •  No aspecto positivo : especial talento  para encontrar maneiras de unir pessoas em prol de um bem comum...
  • No aspecto negativo:  timidez, indiferença e recuos

Estando Plutão envolvido nesta lunação, é preciso estar atento a manipulações de grupos que agem levando em consideração somente o próprio interesse e prioridades.

A cruz cósmica   CARDINAL     desta lunação é formada pelos seguintes símbolos:

19-20º  de Capricórnio UM CORO CANTANDO ESCONDIDO – Tema: Resolução.  Oportunidade: Ouvir com o terceiro ouvido; prestar atenção em mensagens subliminares.   Risco: Fugir dos problemas, ou fechar os olhos para a verdade.
19-20º   de Áries UM JOVEM DANDO COMIDA AOS PÁSSAROS NO INVERNO – Tema: Consciência social   –  Oportunidade: Ajudar, sem interferir. Distinguir o que é necessário do que é pedido. Risco:  Envolver-se por dificuldade de dizer ‘NÃO” ou por temer a ira de outra pessoa. 
19-20º  de Câncer GANDOLEIROS FAZENDO UMA SERENATA   – Tema: Elevado romance.  Oportunidade: usar a imaginação e apelar ao coração. Risco: Decidir baseando-se somente na simpatia.
19-20º de Libra UM RABINO JUDEU   – Tema: O fio de Ouro. Oportunidade:  estar disponível a estender a mão a quem necessita.  Risco:  Dar a impressão de que é superior ou melhor do que as outras pessoas. Pregar ao invés de ensinar.

 

 Mas o que os símbolos desta cruz cósmica CARDINAL   lhe sugerem? Talvez o filme PAZ, AMOR E MUITO MAIS   lhe ajude a entender a interação dos mesmos e a superar obstáculos. 

Assista ao filme, procurando prestar atenção nos insights ou então, se optar pela via racional, nas atitudes que permeiam os atos. Assim, poderá se aproximar da sua realidade, se for o caso.

Mas lembre-se este filme é apenas um exemplo de dramatização dos símbolos em questão. Procure achar o seu próprio significado para estes símbolos.

FIXAÇÃO DO TEMA

“A gente precisa de ouvidos novos para ouvir música antiga ” (Jude )

 Escolhi para fixação do tema o filme PAZ, AMOR E MUITO MAIS   (Peace, Love & Misunderstanding) Comédia Dramática     2011 (EUA).Dirigido pelo Leonino  Bruce Beresford. Aperte os cintos, estamos partindo para os Estados Unidos, Woodstock, Nova Iorque.

A Sagitariana Jane Fonda interpreta Grace e a Ariana Catherine Keener , Diane. 

SINOPSE: Quando seu marido lhe diz que quer o divórcio, devastada advogada de Manhattan Diane dirige para o norte do estado com seus dois filhos adolescentes para Woodstock para ficar com a distante mãe hippie. Neste charmoso vilarejo, Diane e seus filhos da cidade tem uma nova perspectiva de vida: filha leitora de poesia Zoe se interessa por um jovem açougueiro sensível Cole, filho nerd Jake encontra material para seu primeiro projeto cinematográfico, e Diane cresce perto de um relacionamento com um bonito carpinteiro/cantor Jude. Mais importante ainda, Diane finalmente tem a chance de acabar com a guerra antiga com a mãe que não vê há décadas

Finalizando, eu  sugiro que ao assistir ao filme , procure relaxar , deixando livre o caminho para insights.  Perceba as relações que podem ser feitas com a própria vida, principalmente  se  for uma pessoa com fortes características Capricornianas.

Este filme é apenas uma referência e não esgota o assunto. Outros poderão ser encontrados que expressem a interação dos símbolos.

O espaço Comentário está à sua disposição. 

Bom espero ter contribuído para o entendimento, germinação e crescimento da sementinha desta Lua Nova em Capricórnio.

Um ótimo mês de Aquário a todos. 

Orientações Sabianas  para o mês acesse  Revistas Em Condomínios. 

  • Fonte de Pesquisa :
  • ALON, Yair e BOCCIA, Maria L. – Astrologia da Cabalá – Scortecci Editora, 2010.
  • JONES, Marc E. – The Sabian Symbols in Astrology -1993 – Aurora Press
  • MECLER , Ian – O Poder de Realização da Cabala , Rio de Janeiro, Record, 2011
  •  ROCHE, Diana E. – The Sabian Symbols – 2010- Astrology Classics.
  • RUDHYAR, Dane – Triptico Astrológico – 1995- Pensamento

Sonia Beth Alves
Serviços Disponíveis 
sobeh@terra.com.br
(11) 9.5210-2662

Categorias:Binah, Capricórnio

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s