Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Cheia aos 01-02º de Sagitário e o filme Virgens Inquietos

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

Iniciamos o mês lunar de Touro em 06/05/16, às 16: 29 (horário de Brasília) aos 16-17º , momento  representado pela imagem arquetípica ‘Uma batalha entre espadas e tochas” segundo o sistema de Símbolos Sabeus.

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

Chegamos ao ápice desta Lua Nova em 21/05/16 , às 18:14  quando a Lua , em conjunção com Marte ® aos 01-02º de Sagitário  se opõe ao Sol em Gêmeos  no mesmo grau.  

Trata-se de um grau importante já que indica um ponto de intersecção entre 03 ciclos :
– Ápice da última Lua Nova aos 16-17º de Touro ;
– Conjunção às 19:43 (horário de Brasilia) e
– Ápice do ciclo SOL/MARTE iniciado em 14/06/15 aos 23-24º de Gêmeos.

Emoções inflamadas … Sim, é preciso relaxar, praticar esportes ,  para  canalizar a energia marciana de maneira positiva, evitando brigas desnecessárias , acidentes ou inflamações (em Sagitário, o nervo ciático agradece!).

Neste mês teremos duas luas cheias em Sagitário: a próxima será em 20/06 no último grau do eixo GÊMEOS/SAGITÁRIO.

Temos então dois símbolos: “UMA BATALHA ENTRE ESPADAS E TOCHAS “ e “O OCEANO COBERTO DE ONDAS DE CRISTA BRANCA”, representado a passagem da sensação – a faculdade irracional de perceber o que está presente na realidade –    para o pensamento especulativo –  faculdade racional que permite reconhecer significados, impulsionada pela intuição.  

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

De acordo com a Astrologia Cabalística, passamos de Tiferet   para Hod , do comando do Sol para Mercúrio,   e segundo alguns cabalistas o  caminho que liga estas duas esferas é o caminho de Sagitário  e da letra Samech , ou seja, o caminho do amparo e da proteção de Deus. Neste caminho é preciso encontrar equilíbrio entre interdependência e dependência, evitando se fechar ou se tornar excessivamente protetor ou dependente dos outros.

Podemos entender, então,  que interdependência e reciprocidade são muito importantes até a próxima Lua Nova em Gêmeos.

Vehuel  é o anjo protetor dos cinco primeiros graus de Sagitário. Sua conexão evita que o sofrimento se instale na vida. Viver a tristeza mas sempre retornando à alegria. Veja aqui.

SÍMBOLOS SABEUS

Hato Zu (Ondas Furiosas), por Ogata Korin, 1704-9, Japão Clique na imagem para ampliá-la

O OCEANO COBERTO DE ONDAS DE CRISTA BRANCA   é o símbolo que corresponde ao grau desta Lua Cheia em Sagitário, signo do elemento FOGO   de ritmo MUTÁVEL.

Ondas simbolizando a agitação do mar e da psiquê . “Ecossistemas inteiros, intocados pela luz do sol, florescem no mar assim como as redes de experiência acumulada florescem na psique, enriquecendo as águas independentemente do nosso conhecimento acerca de sua existência ” (Taschen)

Segundo Dr. Marc Edmund Jones, é um símbolo que fala da inquietude da alma, cuja ênfase reside na necessidade de canalizar ou direcionar a energia  para a realização de objetivos. No nível prático, a imagem simboliza excitação, paixão e entusiasmo.

  •  No aspecto positivo:    desenvoltura e uma antecipação efervescente das oportunidades e desafios da vida cotidiana.
  • No aspecto negativo: nervosismo e inquietação ou a tendência de se preocupar com assuntos triviais.

A cruz cósmica MUTÁVEL    desta lunação é formada pelos seguintes símbolos:

  • 01-02º Sagitário – O OCEANO COBERTO DE ONDAS DE CRISTA BRANCA    Tema: Incontrolabilidade Oportunidade: Canalizar energia para metas concretas. Pensar antes de agir por impulso.  Risco: Deixar um projeto semiacabado e partir para outro. Distração em momento crítico.
  • 01-02º Peixes – UM ESQUILO ESCONDENDO DE CAÇADORES    CRISE!! – Tema:  Precaução   Oportunidade: Prestar atenção a sinais que indicam que não está nada bem. Proteger-se.  Risco: Assumir riscos desnecessários. Chamar atenção para si mesmo.
  • 01-02º de Gêmeos – PAPAI NOEL ENCHENDO AS MEIAS FURTIVAMENTE     Tema: Prodigalidade –  Oportunidade: Mostrar apreço. Concentrar-se em dar.  Risco: Egoísmo ou exigir mais do que têm o direito de pedir.
  • 01-02º de Virgem  – UMA GRANDE CRUZ BRANCA – Tema: Glorificação. Oportunidade: Ter  coragem e  convicção para defender crenças, mesmo quando se encontra  em minoria. Risco: Gastar  tempo e energia em causas que você não acredita, apenas para agradar aos outros.

Mas o que os símbolos desta cruz cósmica  MUTÁVEL  lhe sugerem? Talvez o filme VIRGENS INQUIETOS    lhe ajude a entender a interação dos símbolos, oportunidades e riscos. 

Neste filme a jornada Sagitariana é de Emily (nome de origem inglesa=aquela que fala de modo agradável) estudante na Milton Academy. A jornada se inicia com uma turbulência causada pelo envolvimento em um escândalo sexual na Academia (Sagitário) e chega ao ápice quando Emily consegue demonstrar coragem e convicção para defender suas crenças (Virgem). Mas antes a heroína precisa proteger-se (Peixes) e enfrentar o lado negativo do Papai Noel interior manifestado na personagem Dylan (Gêmeos).

Procure prestar atenção aos insights ou então, se optar pela via racional, preste atenção nas atitudes que permeiam os atos. Assim, poderá se aproximar da sua realidade, se for o caso. 

Mas lembre-se é só uma referência. Procure achar o seu significado para estes símbolos. 

 

FIXAÇÃO DO TEMA 

 Escolhi para fixação do tema o filme VIRGENS INQUIETOS ( Restless Virgins) Drama , 2013 (EUA), dirigido por Jason Lapeyre. Aperte o cinto; estamos partindo para Massachusetts, Estados Unidos.

 A Escorpiana  Vanessa Marano  interpreta Emily  e o Leonino  Charles Carves , Dylan.

Sinopse:

Emily é uma estudante que descobre um vídeo sexual onde aparecem cinco membros do time de lacrosse. Quando Emily divulga o vídeo, ele se torna um escândalo em todo o país levando à expulsão vários estudantes.

Finalizando, eu  sugiro que cada um assista ao filme e perceba as relações que podem ser feitas com a própria vida, principalmente  se o eixo GÊMEOS/SAGITÁRIO   for evidente em seu Mapa Natal .

Enfim … Este filme é apenas uma referência e não esgota o assunto. A única pretensão é oferecer possibilidades de  insights e se aproximar da compreensão dos respectivos símbolos, mostrando que os mesmos são vivenciados conforme o contexto , embora haja um núcleo de comportamento semelhante.  Outros filmes poderão ser encontrados que expressem a interação dos símbolos.

Sonia Beth 

Serviços Disponíveis 
sobeh@terra.com.br
(11) 9.5210-2662

Fonte de Pesquisa:

JONES, Marc E. – The Sabian Symbols in Astrology -1993 – Aurora Press
MARTIN, Kathleen –  O livro dos Símbolos – Reflexões sobre imagens arquetípicas – 2012 – Tashen do Brasil.
ROCHE, Diana E. – The Sabian Symbols – 2010- Astrology Classics.
SEIDMAN, Richard – O Oráculo da Cabala – 2001 – Editora Pensamento

Categorias:Hod, Jason Lapeyre, Sagitário

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s