Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema

O potencial dos Símbolos Sabeus

Lua Nova em Virgem e o filme O Homem Bicentenário

Lua Nova

Clique na imagem para ampliá-la

ASPECTOS GERAIS  

Lua Nova aos 09-10º de Virgem    em 01/09/16 às 06h03 (horário de Brasília). Eclipse solar anular, visto ao redor da África Oriental e Madagascar. No Brasil, somente na cidade de João Pessoa, por apenas 03 minutos.

Mercúrio é regente deste ciclo e se encontra na mesma casa onde se encontra o casal real : a casa 1 que representa a área da vida relacionada ao EU. 

Os assuntos relacionados a todo tipo de troca estão em evidência com obstáculos de cunho social. Cuidado que o porrete pode rolar solto. Com a luz de Netuno envolvida, é bom integrar sentimento e sensação material para não se perder em devaneios. Esta posição reforça o entendimento e prática do símbolo desta lunação :  olhar para fora e além das sombras.

As primeiras movimentações deste ciclo ocorrem na próxima terça-feira, dia 06, com a Lua em Escorpião  e o ápice (Lua Cheia) em 16 de setembro  quando a Lua passar por Peixes. Aí sim, poderemos entender, na própria vida, a que veio esta lunação.

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

Segundo a Astrologia Cabalística a lunação ocorre no aspecto térreo de Hod ,  esfera onde a mente (Mercúrio)  organiza a matéria.

Segundo Veet Pramat ‘temos aqui a expressão de  várias qualidades  como habilidade prática, capacidade analítica, método, espírito de serviço , entrega e afetividade”.

O anjo protetor desta lunação é Vasariah  cuja conexão auxilia no rompimento da repetição , liberando a criatividade.  Boa sorte.  Conexão aqui.

 

SÍMBOLOS SABEUS  

  “Duas cabeças olhando para fora e além das sombras  é o símbolo correspondente ao grau desta Lua Nova em Virgem.

A janela é uma entrada transparente . É uma abertura em uma parede  de matéria  que deixa entrar o ar, a luz da lua e do sol,  as cores do mundo, a escuridão da noite. A janela é onde se encontram  e se cruzam fora e dentro, unindo dois mundos e os seus elementos.  O vento estremece  o vidro da janela.  Os riscos  das gotas de chuva.  Passando, podemos  ver através da janela uma cena doméstica íntima. À  mesma janela , outra pessoa olha para fora , ‘experimentando desejo , o anseio por viajar ou fugir’ (Appleton)

Segundo Dr. Marc Edmund Jones, trata-se de um símbolo que alude à compreensão transcendental ou habilidade para ver acima e além das aparências (visão estereoscópica). Olhar o externo a partir de dois pontos de vista e integrar as percepções.

  • No aspecto positivo: habilidade de ver e ter um especial para harmonizar o caos , ajudando a encontrar valores  e objetivos comuns.
  • No aspecto negativo: divisão interna ou percepções distorcidas . Tendência para filtrar fatos e informações segundo os próprios sentimentos e preconceitos.

A cruz cósmica mutável   desta lunação é formada pelos seguintes símbolos:

09-10º de Virgem    Duas cabeças olhando para fora além das sombras –  Tema: Objetividade. Foco: Algo obscuro pode vir a ser esclarecido.   Oportunidade: Olhe para ambos os lados das coisas. Risco: Recusar-se a olhar sob outro prisma.  A resposta pode estar bem debaixo do seu nariz.
09-10º de Sagitário– A deusa ruiva da oportunidade    –  Tema: Olhar além das aparências.  Foco: Estar no lugar certo na hora certa. Oportunidade: colher os benefícios das oportunidades que são dadas.  Risco: perder o entusiasmo ou abandonar objetivos só porque não está sendo constantemente bajulado.
09-10º de Peixes –  Um aviador nas nuvens  Tema: Perspectiva global. Foco: O que parece no primeiro momento ser verdadeiro, pode não ser quando todos os fatores são levados em consideração. Oportunidade: Distanciar-se do problema para obter uma visão mais abrangente. Risco: isolar-se ou viver nas nuvens.
09-10 de Gêmeos –  Um avião caindo – Tensão!!! Tema: Queda Livre  Foco: Impulsividade. Oportunidade: Manter a calma e seguir o fluxo.   Risco: entrar em pânico.

divulgacao

Clique na imagem para ampliá-la

 

Mas o que os símbolos lhe sugerem? Talvez o filme O HOMEM BICENTENÁRIO     lhe ajude a entender a interação dos mesmos e superar obstáculos.

 

 

 

 FIXAÇÃO DO TEMA

“Prefiro morrer como um humano, a viver a vida toda como um robô.”(Andrew Martin)

Escolhi para fixação do tema o filme  O HOMEM BICENTENÁRIO  (Bicentennial Man ) Comédia Dramática de  Ficção Científica , 1999, Estados Unidos , dirigido pelo Virginiano Chris Columbus. 

O roteiro é baseado num conto de Isaac Asimove , do livro The Bicentennial Man and Other Stoires que mostra a  trajetória de um robô em busca da liberdade. .Apertem os cintos, estamos partindo para os Estados Unidos.  

O Canceriano Robin Willians interpreta Andrew Martin  e o Virginiano Sam Neil Sir Richard Martin

Sinopse

Uma família norte-americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew programado com as Três Leis da Robótica para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai apresentando traços característicos de um  ser humano, como curiosidade, inteligência , emoções e personalidade própria.

O filme mostra a saga de Andrew em busca da liberdade e de se tornar, na medida do possível, um  ser humano.

Andrew (origem grega = homem) herói desta jornada, é um robô que tem o desejo de se tornar humano. Sendo um robô é inteligente, repetitivo, mas não consegue integrar conceitos e ideias; no entanto Richard (origem germânica = príncipe corajoso), o dono de Andrew, consegue ver além das aparências com sua visão estereoscópica (Virgem). A vida de Andrew e Richard começa a mudar quando Richard, vendo além das aparências, percebe sensibilidade em Andrew e procura aproveitar a oportunidade (Sagitário).

Procurando evitar spoiler eu lhes convido a encontrar as cenas que dramatizam os símbolos de Peixes e de Gêmeos nas cenas do filme.

Finalizando, eu sugiro que ao assistir aos filmes, procure relaxar –  deixando livre o caminho para insights –   e perceber as relações que podem ser feitas com a própria vida, principalmente se for uma pessoa com fortes características Virginianas.

Este filme é apenas uma referência e não esgota o assunto. Outros poderão ser encontrados que expressem a interação dos símbolos. 

Bom espero ter contribuído para o entendimento, germinação e crescimento da sementinha desta Lua Nova em Virgem

Sonia Beth
Serviços Disponíveis 
sobeh@terra.com.br

(11) 9.5210-2662

Fontes de Pesquisa: 

  • JONES, Marc E. – The Sabian Symbols in Astrology -1993 – Aurora Press
  • PRAMAD,Veet – Curso de Tarô e seu Uso Terapêutico, Madras, 2011
  • ROCHE, Diana E. – The Sabian Symbols – 2010- Astrology Classics.
  • TASHEN – O livro dos símbolos – Reflexões sobre imagens arquetípicas, Tashen, 2012

Categorias:Chris Columbus, Hod, Virgem

2 respostas

  1. Achei muito interessante… Quero ler mais publicações.
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s